BANDO E BANDINHO DE LETRAS: FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO LITERATURA EM DIÁLOGO

Autores

  • Ivânia Campigotto Aquino Universidade de Passo Fundo Autor
  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo Autor
  • Priscila Anita Stormowski Universidade de Passo Fundo Autor
  • Thais Geraldi de Andrade Universidade de Passo Fundo Autor

Palavras-chave:

literatura, formação do leitor, sociedade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo retratar a história e a experiência do grupo Bando de Letras, atualmente vinculado ao projeto de extensão Literatura em Diálogo, da Universidade de Passo Fundo, assim como sua ramificação, o Bandinho de Letras, e visa mostrar a potencialidade da literatura para a formação do leitor por meio de experiências literárias. O Bando de Letras surgiu há aproximadamente 24 anos, como uma iniciativa dos alunos do curso de Letras, que queriam democratizar o ensino e tornar as aulas de literatura uma vivência literária efetiva. E, junto com o Bandinho de Letras (formado por crianças das escolas de Passo Fundo), hoje em dia, dedicar-se à promoção da leitura no universo acadêmico e demais espaços da cidade. A proposta tem como foco realizar invasões literárias nos mais variados locais, de forma que a poesia e a contação de história possam adentrar onde, talvez, não estariam inseridas e proporcionar experiências literárias, afinal, “todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. (BRECHT, 2009, p.173).

Downloads

Biografia do Autor

  • Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

    Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e Coordenadora da Coordenadoria de Inovações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo. No âmbito da pesquisa acadêmica, é coordenadora do projeto de pesquisa O Romance brasileiro e a formação da sociedade, a partir do qual desenvolve trabalhos sobre literatura, romance, história, leitura e educação, literatura e ensino; ivania@upf.br.

  • Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

    Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF; Bolsista Capes; marianesilveira@upf.br

  • Priscila Anita Stormowski, Universidade de Passo Fundo

    Graduanda do curso de Letras- Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo; bolsista do Projeto de Extensão “Literatura em Diálogo” do IFCH/UPF; 174797@upf.br

  • Thais Geraldi de Andrade, Universidade de Passo Fundo

    Graduanda do curso de Letras- Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo; bolsista do Projeto de Extensão “Literatura em Diálogo” do IFCH/UPF; thaisgeraldi09@gmail.com

Referências

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, 2002.

_____. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LAWRENCE, D. H. Caos em poesia. São Paulo: Cultura e barbárie, 2016.

MANGEL, Alberto. No Bosque do Espelho: Ensaios sobre palavras e mundos. São Paulo: Cia das letras, 2000.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

_____. A arte de ler: ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

_____.Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

BANDO E BANDINHO DE LETRAS: FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO LITERATURA EM DIÁLOGO. Sede de Ler, Niterói, v. 7, n. 1, p. 36–43, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/42474. Acesso em: 9 ago. 2025.