BANDO E BANDINHO DE LETRAS: FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO LITERATURA EM DIÁLOGO

Autores

  • Ivânia Campigotto Aquino Universidade de Passo Fundo
  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Priscila Anita Stormowski Universidade de Passo Fundo
  • Thais Geraldi de Andrade Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

literatura, formação do leitor, sociedade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo retratar a história e a experiência do grupo Bando de Letras, atualmente vinculado ao projeto de extensão Literatura em Diálogo, da Universidade de Passo Fundo, assim como sua ramificação, o Bandinho de Letras, e visa mostrar a potencialidade da literatura para a formação do leitor por meio de experiências literárias. O Bando de Letras surgiu há aproximadamente 24 anos, como uma iniciativa dos alunos do curso de Letras, que queriam democratizar o ensino e tornar as aulas de literatura uma vivência literária efetiva. E, junto com o Bandinho de Letras (formado por crianças das escolas de Passo Fundo), hoje em dia, dedicar-se à promoção da leitura no universo acadêmico e demais espaços da cidade. A proposta tem como foco realizar invasões literárias nos mais variados locais, de forma que a poesia e a contação de história possam adentrar onde, talvez, não estariam inseridas e proporcionar experiências literárias, afinal, “todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. (BRECHT, 2009, p.173).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e Coordenadora da Coordenadoria de Inovações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo. No âmbito da pesquisa acadêmica, é coordenadora do projeto de pesquisa O Romance brasileiro e a formação da sociedade, a partir do qual desenvolve trabalhos sobre literatura, romance, história, leitura e educação, literatura e ensino; ivania@upf.br.

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF; Bolsista Capes; marianesilveira@upf.br

Priscila Anita Stormowski, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do curso de Letras- Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo; bolsista do Projeto de Extensão “Literatura em Diálogo” do IFCH/UPF; 174797@upf.br

Thais Geraldi de Andrade, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do curso de Letras- Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo; bolsista do Projeto de Extensão “Literatura em Diálogo” do IFCH/UPF; thaisgeraldi09@gmail.com

Referências

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, 2002.

_____. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LAWRENCE, D. H. Caos em poesia. São Paulo: Cultura e barbárie, 2016.

MANGEL, Alberto. No Bosque do Espelho: Ensaios sobre palavras e mundos. São Paulo: Cia das letras, 2000.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

_____. A arte de ler: ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

_____.Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

AQUINO, I. C.; SILVEIRA, M. R.; STORMOWSKI, P. A.; ANDRADE, T. G. DE. BANDO E BANDINHO DE LETRAS: FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO LITERATURA EM DIÁLOGO. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 36-43, 21 out. 2020.