BANDO E BANDINHO DE LETRAS: FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO LITERATURA EM DIÁLOGO
Palavras-chave:
literatura, formação do leitor, sociedade.Resumo
Este trabalho tem como objetivo retratar a história e a experiência do grupo Bando de Letras, atualmente vinculado ao projeto de extensão Literatura em Diálogo, da Universidade de Passo Fundo, assim como sua ramificação, o Bandinho de Letras, e visa mostrar a potencialidade da literatura para a formação do leitor por meio de experiências literárias. O Bando de Letras surgiu há aproximadamente 24 anos, como uma iniciativa dos alunos do curso de Letras, que queriam democratizar o ensino e tornar as aulas de literatura uma vivência literária efetiva. E, junto com o Bandinho de Letras (formado por crianças das escolas de Passo Fundo), hoje em dia, dedicar-se à promoção da leitura no universo acadêmico e demais espaços da cidade. A proposta tem como foco realizar invasões literárias nos mais variados locais, de forma que a poesia e a contação de história possam adentrar onde, talvez, não estariam inseridas e proporcionar experiências literárias, afinal, “todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. (BRECHT, 2009, p.173).
Downloads
Referências
BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, 2002.
_____. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LAWRENCE, D. H. Caos em poesia. São Paulo: Cultura e barbárie, 2016.
MANGEL, Alberto. No Bosque do Espelho: Ensaios sobre palavras e mundos. São Paulo: Cia das letras, 2000.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
_____. A arte de ler: ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
_____.Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).