"Tia, você sabe ler? Eu quero aprender a ler"
reflexões de professoras sobre práticas de leitura na Educação Infantil.
Palavras-chave:
Relato de ExperienciaResumo
Este trabalho tem por objetivo discutir sobre práticas leitoras na educação infantil, a partir do questionamento de uma criança de cinco anos de idade. As tramas são tecidas por duas professoras da unidade, que buscam refletir sobre o questionamento, problematizando a presença da linguagem escrita e o domínio da leitura autônoma, sem o intuito de promover práticas de alfabetização na primeira etapa da educação básica, mas apontando pistas para um trabalho com práticas de uso social da leitura e escrita, que tenham sentido para as crianças, articulando no relato, autores como Bakhtin, Patricia Corsino, Yolanda Reyes e outros, bem como as orientações legais para a Educação Infantil.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Trad.de Paulo Bezerra. 5a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
CORAIS, Maria Cristina. A linguagem na vida, a vida na linguagem! Afinal, qual a relação entre Educação Infantil e alfabetização? In: GOULART, Cecilia M. A.; SOUZA, Marta (Org.). Como alfabetizar? Na roda com professores dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
CORSINO. Patrícia. Linguagem na Educação Infantil: as brincadeiras com as palavras e as palavras como brincadeiras. Programa Salto para o Futuro. Boletim No 23, novembro de 2006. Disponível em: https://bit.ly/2SUrQ2F. Acesso em outubro de 2020.
GOULART, Cecilia M. A. Com quantos paus se faz uma canoa? Conhecimentos envolvidos na vasta cultura escrita e no processo de alfabetização. In: GOULART, Cecilia M. A.; SOUZA, Marta (Org.). Como alfabetizar? Na roda com professores dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
GUIMARÃES, Daniela. Entre gestos e palavras: pistas para a educação das crianças de 0 a 3 anos. s/d. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/13586/13586. Acesso em outubro de 2020.
JOBIM & SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin,Vygostky e Banjamim. 13 a ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KRAMER, Sônia. O papel social da pré-escola. Caderno de Pesquisa. SP. 77-78, Ago/1985
LEWIS, C. S. A. As crônicas de Nárnia. Volume Único. Trad. Silêda Steuernagel Paulo Mendes Campos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Revista e Ampliada. Brasília: MusiMed, 1996.
NEGRI, A. Kairòs, Alma, Vênus, Multitudo: nove lições ensinadas a mim mesmo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).