"Tia, você sabe ler? Eu quero aprender a ler"

reflexões de professoras sobre práticas de leitura na Educação Infantil.

Autores

Palavras-chave:

Relato de Experiencia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre práticas leitoras na educação infantil, a partir do questionamento de uma criança de cinco anos de idade. As tramas são tecidas por duas professoras da unidade, que buscam refletir sobre o questionamento, problematizando a presença da linguagem escrita e o domínio da leitura autônoma, sem o intuito de promover práticas de alfabetização na primeira etapa da educação básica, mas apontando pistas para um trabalho com práticas de uso social da leitura e escrita, que tenham sentido para as crianças, articulando no relato, autores como Bakhtin, Patricia Corsino, Yolanda Reyes e outros, bem como as orientações legais para a Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues, FME/Niterói e UERJ/FFP.

Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói, atualmente, exerce a função de diretora adjunta, na UMEI Regina Leite Garcia. Doutoranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais na UERJ/FFP. Mestre em Educação e Especialista em Literatura Infantojuvenil,pela UFF e Graduada em Letras, pela UERJ/FFP. Interesse nas áreas de Educação, Literatura, Formação de Professores e Educação Infantil.

Rosane Tavares Barcellos, FME/Niterói.

Professora da Rede Municipal de Educaçao de Niterói. Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2017). Especialista em  Educação Básica/Gestão Escolar. , em nível de especialização. Cursando Especializaçao em  Psicopedagogia.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Trad.de Paulo Bezerra. 5a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

CORAIS, Maria Cristina. A linguagem na vida, a vida na linguagem! Afinal, qual a relação entre Educação Infantil e alfabetização? In: GOULART, Cecilia M. A.; SOUZA, Marta (Org.). Como alfabetizar? Na roda com professores dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.

CORSINO. Patrícia. Linguagem na Educação Infantil: as brincadeiras com as palavras e as palavras como brincadeiras. Programa Salto para o Futuro. Boletim No 23, novembro de 2006. Disponível em: https://bit.ly/2SUrQ2F. Acesso em outubro de 2020.

GOULART, Cecilia M. A. Com quantos paus se faz uma canoa? Conhecimentos envolvidos na vasta cultura escrita e no processo de alfabetização. In: GOULART, Cecilia M. A.; SOUZA, Marta (Org.). Como alfabetizar? Na roda com professores dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.

GUIMARÃES, Daniela. Entre gestos e palavras: pistas para a educação das crianças de 0 a 3 anos. s/d. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/13586/13586. Acesso em outubro de 2020.

JOBIM & SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin,Vygostky e Banjamim. 13 a ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KRAMER, Sônia. O papel social da pré-escola. Caderno de Pesquisa. SP. 77-78, Ago/1985

LEWIS, C. S. A. As crônicas de Nárnia. Volume Único. Trad. Silêda Steuernagel Paulo Mendes Campos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Revista e Ampliada. Brasília: MusiMed, 1996.

NEGRI, A. Kairòs, Alma, Vênus, Multitudo: nove lições ensinadas a mim mesmo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a.

REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

SIQUEIRA RODRIGUES, L. P.; BARCELLOS, R. T. "Tia, você sabe ler? Eu quero aprender a ler": reflexões de professoras sobre práticas de leitura na Educação Infantil. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 59-67, 1 jun. 2021.