Do luto ao grito

reflexões e indagações de uma professora de Educação Infantil sobre planejamento de aula em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, registro, reflexão

Resumo

O presente texto traz algumas inquietações surgidas no período da pandemia em 2020. Os estudos nesse período, renovaram desejos de construir junto às crianças, uma proposta de planejamento que respeite e valorize as bases do trabalho na Educação Infantil, acolhendo suas individualidades.

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Biografia do Autor

Debora da Silva Cruz Conceição Cristina, Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho UFRJ

Professora concursada da Prefeitura do Rio, regente de turma de Educação Infantil, no Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho e anteriormente a este concurso, atuou como professora contratada através de Processo seletivo na Educação Infantil do Colégio Pedro II (campus Realengo), atualmente conhecido como: Centro de Referência em Educação Infantil Realengo. Atualmente, cursando desde 2019, Pós -Graduação: Ênfase em Alfabetização, Leitura e escrita no CESPEB /UFRJ. Cursou em 2020 o curso de extensão: Reflexões e novas abordagens sobre o lugar dxs negrxs no ensino de História (durante a pandemia), pela UERJ; Pós- Graduada em Administração e Supervisão Escolar pelo Instituto A Vez do Mestre, vinculado à universidade Candido Mendes(2013), no qual o tema de pesquisa e monografia, foi intitulada:'O papel do supervisor na formação continuada da equipe de professores'. Ainda em 2013, concluiu o curso de extensão: "Estudo Linguísticos Aplicados à Alfabetização e ao Letramento de Crianças, Jovens e Adultos", na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC (RJ). Nesta mesma Universidade, cursou em 2016, novo curso de extensão, intitulado: A Creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos. Graduada em pedagogia pela Universidade Candido Mendes (2009), na qual a monografia de conclusão do curso, apresentou o tema: Múltiplas Linguagens na Educação Infantil, com base em pesquisa de campo e vivências na Escola Oga Mitá (situada em Vila Isabel /RJ). Formada em Arte-Educação pelo Instituto de Artes TEAR (2010) e pelo Instituto FORMAE (2015- Formação profissional em Arte Educação, coordenada pelo arte educador Hélio Rodrigues). Em 2017 concluiu no 1º semestre o curso de extensão: 'Políticas do cotidiano: infâncias cariocas nas creches e pré-escolas, interações e brincadeiras' na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e no segundo semestre, o curso, também de extensão: Lugares do corpo, que faz parte do conjunto dos cursos de extensão: Infâncias cariocas nas creches e pré -escolas: Interações e brincadeiras , na mesma universidade. Ainda em 2017, participou dos encontros pedagógicos de sensibilização: " A arte de viver em paz" - AVIPAZ, metodologia de Educação para a Paz e não violência, promovido pelo PSE- Carioca. No ano de 2018, teve participação nos grupos de estudos: Pedagogia Histórico e Crítica (UERJ -Maracanã) e Encontro de professores, de estudos sobre letramento, leitura e escrita-Epelle (UFRJ-2018/2019), além de fazer parte do curso de extensão: Brincar, explorar e trocar- As matrizes do CREIR (Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo), do Colégio Pedro II, com conclusão em maio de 2019). Atualmente, no 2º semestre de 2019, iniciou Curso de Pós -Graduação: Ênfase em Alfabetização, Leitura e escrita no CESPEB /UFRJ Ao longo de sua experiência profissional, trabalhou com Educação Infantil, atendendo crianças de 2 a 5 anos e também foi professora do 1º E 2º Anos do Ensino Fundamental I, além de atuar como professora substituta em turmas de 3º e 4º anos na modalidade EJA em escolas privadas e filantrópicas. Trabalhou com reforço escolar em um projeto social atendendo ao público de crianças e adolescentes com defasagem em leitura, escrita e matemática numa comunidade carente na Tijuca. Ministrou oficinas e palestras sobre os seguintes temas: relações étnico-raciais, contação de história , práticas reflexivas de leitura e escrita da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, experiências com jardinagem e literatura e ainda sobre letramento e alfabetização.

Referências

AMARAL, Heloísa. Na prática a teoria é outra? Na ponta do lápis, III, Nº5, p. 14-15

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas Escolares, culturas de infâncias e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas., in: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1059-1083, out. 2007

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Ministério da Educação, 2009.

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LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, 2011

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento e prática pedagógica na Educação Infantil: conhecer as crianças, construir diálogos, tecer possibilidades. In: livro USFCar, Unidade 5, 2015

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

CRISTINA, D. DA S. C. C. Do luto ao grito: reflexões e indagações de uma professora de Educação Infantil sobre planejamento de aula em tempos de pandemia. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 68-74, 1 jun. 2021.