As vivências éticas e estéticas produzidas pelos artefatos culturais nos cotidianos escolares

Autores

Palavras-chave:

cotidianos, migração, narrativa

Resumo

Esse relato tem por finalidade abordar uma prática pedagógica realizada com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos artefatos culturais que adentram ‘nosdoscomos’ livro infanto-juvenil ‘Migrar’, em que belas ilustrações narram a temática dos processos migratórios, tecemos conversas no ‘espaçotempo’ escolar para pensar outras possibilidades a respeito das questões da migração. Nas pesquisas com os cotidianos, usamos a metodologia das conversas (Alves, 2012; Maturana 2001) para tecermos ‘personagens conceituais’ (Deleuze e Guattari 1992), fomentados pelo livro e pelas as narrativas, dessa forma buscamos produzir ‘conhecimentossignificações’ coletivamente. Através desses encontros, dialogamos com as trajetórias dos estudantes e suas vivencias acerca desta temática, compreendendo a relevância desta questão nos currículos escolares. As conversas realizadas geram a ampliação dos modos de ‘sentirverouvir’ estes processos que marcaram nossas histórias de vida e, da mesma maneira, a história da humanidade. Os processos migratórios criam múltiplas transformações política, social, econômica e cultural na/da sociedade. Promovem agenciamentos, negociações, disputas contingenciais e hibrismos culturais. Essas discussões emergem na atualidade através das mídias. Filmes, reportagens, redes sociais, imagens e textos evocam o caráter emergencial e importante de fomento dessas conversas nos cotidianos escolares para fortalecendo as pelo direito à vida, contra preconceio respeito, justiça social e ao combate a xenofobia com reportagens, imagens, filmes que nos fazem buscar entender como essas questões se tornam questões nos cotidianos escolares. Através dessa escrita, podemos contar nossa vivência acerca das ações pedagógicas realizadas em uma escola pública do Rio de Janeiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

MACHADO, M. F.; CASTRO, M. C.; LOBO, T.; ROCHA, R. As vivências éticas e estéticas produzidas pelos artefatos culturais nos cotidianos escolares. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 55-64, 9 nov. 2021.