As vivências éticas e estéticas produzidas pelos artefatos culturais nos cotidianos escolares
Palavras-chave:
cotidianos, migração, narrativaResumo
Esse relato tem por finalidade abordar uma prática pedagógica realizada com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos artefatos culturais que adentram ‘nosdoscomos’ livro infanto-juvenil ‘Migrar’, em que belas ilustrações narram a temática dos processos migratórios, tecemos conversas no ‘espaçotempo’ escolar para pensar outras possibilidades a respeito das questões da migração. Nas pesquisas com os cotidianos, usamos a metodologia das conversas (Alves, 2012; Maturana 2001) para tecermos ‘personagens conceituais’ (Deleuze e Guattari 1992), fomentados pelo livro e pelas as narrativas, dessa forma buscamos produzir ‘conhecimentossignificações’ coletivamente. Através desses encontros, dialogamos com as trajetórias dos estudantes e suas vivencias acerca desta temática, compreendendo a relevância desta questão nos currículos escolares. As conversas realizadas geram a ampliação dos modos de ‘sentirverouvir’ estes processos que marcaram nossas histórias de vida e, da mesma maneira, a história da humanidade. Os processos migratórios criam múltiplas transformações política, social, econômica e cultural na/da sociedade. Promovem agenciamentos, negociações, disputas contingenciais e hibrismos culturais. Essas discussões emergem na atualidade através das mídias. Filmes, reportagens, redes sociais, imagens e textos evocam o caráter emergencial e importante de fomento dessas conversas nos cotidianos escolares para fortalecendo as pelo direito à vida, contra preconceio respeito, justiça social e ao combate a xenofobia com reportagens, imagens, filmes que nos fazem buscar entender como essas questões se tornam questões nos cotidianos escolares. Através dessa escrita, podemos contar nossa vivência acerca das ações pedagógicas realizadas em uma escola pública do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).