A alfabetização discursiva como aporte de uma educação afrorreferenciada
Palavras-chave:
Alfabetização Discursiva. Letramento. Relações étnico- raciais.Resumo
No primeiro segmento do Ensino Fundamental, a alfabetização é um dos aportes educacionais com maior relevância, mas será que seu ensino pode viabilizar uma alfabetização como processo discursivo? E tal processo pode se coadunar com uma educação afrodiaspórica? Fazendo uso da pesquisa bibliográfica pautada em cânones como Soares (2008), Mortatti (2009; 2013), Bakhtin (2003), Smolka (2012) e outros autores que defendem uma pedagogia afrocentrada como Trindade (2006), Petit; Silva (2011), Noguera (2010; 2012). De modo que estes venham a viabilizar a compreensão não só de uma alfabetização discursiva, como também que estejam coadunados com os saberes e fazeres dentro de sala de aula. Na conclusão, verifica-se o alcance das ações em sala aula que possam responder tais concepções e que venham a denotar resultados positivos para um ensino efetivo e que repense a educação como um aporte para que estes não venham a ser meros reprodutores de falácias coloniais, mas possuam a criticidade que seu tempo exige.
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