A alfabetização discursiva como aporte de uma educação afrorreferenciada

Autores

  • Luciana Jesus de Souza SME-RJ/Unicarioca

Palavras-chave:

Alfabetização Discursiva. Letramento. Relações étnico- raciais.

Resumo

No primeiro segmento do Ensino Fundamental, a alfabetização é um dos aportes educacionais com maior relevância, mas será que seu ensino pode viabilizar uma alfabetização como processo discursivo? E tal processo pode se coadunar com uma educação afrodiaspórica?  Fazendo uso da pesquisa bibliográfica pautada em cânones como Soares (2008), Mortatti (2009; 2013), Bakhtin (2003), Smolka (2012) e outros autores que defendem uma pedagogia afrocentrada como Trindade (2006), Petit; Silva (2011), Noguera (2010; 2012). De modo que estes venham a viabilizar a compreensão não só de uma alfabetização discursiva, como também que estejam coadunados com os saberes e fazeres dentro de sala de aula. Na conclusão, verifica-se o alcance das ações em sala aula que possam responder tais concepções e que venham a denotar resultados positivos para um ensino efetivo e que repense a educação como um aporte para que estes não venham a ser meros reprodutores de falácias coloniais, mas possuam a criticidade que seu tempo exige.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, SME-RJ/Unicarioca

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Formação em Curso de Nível Médio na Modalidade Normal, com habilitação como Professora de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Possui especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Educação Infantil pela Escola Superior Aberta (2016). Atualmente é pós-graduanda no CESPEB em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

JESUS DE SOUZA, L. A alfabetização discursiva como aporte de uma educação afrorreferenciada. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 9-20, 9 nov. 2021.