Entre Glissant e Oswald: a crioulização e o pau-brasil
Palavras-chave:
Crioulização; Relação; Singularização.Resumo
O objetivo deste trabalho é estabelecer uma aproximação entre os pensadores e escritores Oswald de Andrade e Éduard Glissant. Nosso intuito consiste em demonstrar que existe um paralelo entre algumas proposições dos referidos autores. Entendemos que tanto Glissant como Oswald apresentam uma compreensão um tanto parecida com relação às respostas e os mecanismos a serem acionados pelas culturas que sofreram um processo de colonização. Em cada um desses pensamentos encontramos como proposta a mobilização das práticas culturais silenciadas pela presença do colonizador de maneira a apresentar uma alternativa para uma realidade marcada pela violência simbólica e factual. Para isso movimentamos não só os escritos dos próprios autores como trabalhos de nomes como Suely Rolnik, Gilles Deleuze, Antonio Benitez Rojo, Darcy Ribeiro entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).