Entre Glissant e Oswald: a crioulização e o pau-brasil

Autores

  • Gabriel Moreira Faulhaber UFJF

Palavras-chave:

Crioulização; Relação; Singularização.

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma aproximação entre os pensadores e escritores Oswald de Andrade e Éduard Glissant. Nosso intuito consiste em demonstrar que existe um paralelo entre algumas proposições dos referidos autores. Entendemos que tanto Glissant como Oswald apresentam uma compreensão um tanto parecida com relação às respostas e os mecanismos a serem acionados pelas culturas que sofreram um processo de colonização. Em cada um desses pensamentos encontramos como proposta a mobilização das práticas culturais silenciadas pela presença do colonizador de maneira a apresentar uma alternativa para uma realidade marcada pela violência simbólica e factual. Para isso movimentamos não só os escritos dos próprios autores como trabalhos de nomes como Suely Rolnik, Gilles Deleuze, Antonio Benitez Rojo, Darcy Ribeiro entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira Faulhaber, UFJF

Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas literaturas - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e Mestrado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Crítica Literária e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: escritas de si, relação entre literatura e filosofia, modernismo antropofágico e poesia brasileira dos anos setenta.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

MOREIRA FAULHABER, G. Entre Glissant e Oswald: a crioulização e o pau-brasil. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 40-54, 9 nov. 2021.