“A POESIA ESTÁ EM TUDO”:

EXPERIÊNCIAS COM O POÉTICO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Autores

  • André Luís Mourão de Uzêda Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Experiência com o poético, Formação do leitor literário, Manuel Bandeira

Resumo

No presente ensaio, exponho algumas considerações a propósito da formação do leitor literário na Educação Básica, mais especificamente com relação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com o gênero poesia. Problematizando a respeito do lugar ocupado pelo poema nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, proponho uma abordagem didática para a leitura de poesia centrada nas dimensões de “experiência” e “saber de experiência” (LARROSA, 2011), de modo que se sobressaia, no âmbito do processo pedagógico, uma experiência efetivamente estética com o poético (PAZ, 2006). Em termos metodológicos, pauto como proposta a leitura de uma obra de poesia na íntegra, Libertinagem, de Manuel Bandeira (2013), como indicação paradidática para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental. Partindo do poema “Evocação do Recife”, discuto ganhos de se atentar para a organicidade interna da obra e elucubro sobre as potencialidades de trabalho com o “humilde cotidiano” (ARRIGUCCI JR., 1987) como meio de proporcionar a experiência com o poético no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Mourão de Uzêda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Língua Portuguesa e Literaturas do Colégio de Aplicação da UFRJ. Licenciado em Letras (português-literaturas) pela UFRJ; Bacharel em Museologia pela UNIRIO; Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ. Cursa atualmente doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa "Literatura e Educação Literária", cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, e coordenador do projeto de pesquisa "Medêra: mediações do literário" e do projeto de extensão "Fragata: itinerâncias literárias", ambos cadastrados no âmbito do Colégio de Aplicação da UFRJ. Link de acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8972204034292026.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

MOURÃO DE UZÊDA, A. L. “A POESIA ESTÁ EM TUDO”: : EXPERIÊNCIAS COM O POÉTICO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. Sede de Ler, v. 10, n. 1, p. 31-46, 9 maio 2022.