“A POESIA ESTÁ EM TUDO”:
EXPERIÊNCIAS COM O POÉTICO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Experiência com o poético, Formação do leitor literário, Manuel BandeiraResumo
No presente ensaio, exponho algumas considerações a propósito da formação do leitor literário na Educação Básica, mais especificamente com relação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com o gênero poesia. Problematizando a respeito do lugar ocupado pelo poema nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, proponho uma abordagem didática para a leitura de poesia centrada nas dimensões de “experiência” e “saber de experiência” (LARROSA, 2011), de modo que se sobressaia, no âmbito do processo pedagógico, uma experiência efetivamente estética com o poético (PAZ, 2006). Em termos metodológicos, pauto como proposta a leitura de uma obra de poesia na íntegra, Libertinagem, de Manuel Bandeira (2013), como indicação paradidática para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental. Partindo do poema “Evocação do Recife”, discuto ganhos de se atentar para a organicidade interna da obra e elucubro sobre as potencialidades de trabalho com o “humilde cotidiano” (ARRIGUCCI JR., 1987) como meio de proporcionar a experiência com o poético no cotidiano da sala de aula.
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