AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: A FAVOR DO QUÊ E DE QUEM?

Autores

  • Paula Fernanda de Brito Barbirato s.af Autor

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Fracasso Escolar. Psicopedagogia.

Resumo

Este estudo tem por objetivo suscitar reflexões sobre a influência de práticas avaliativas no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Dialogando com os princípios da Educação e da Psicopedagogia, busca-se compreender a favor do quê e de quem a avaliação educacional está. O trabalho assume o estudo de caso como metodologia e parte de um diálogo teórico com os autores Esteban, Tragtenberg, Sá et al., entre outros. O primeiro tópico discorre sobre a importância de se refletir sobre o para quê avaliamos. Em seguida, apresenta-se a análise de um recorte das situações observadas no decorrer do estágio. O tópico consecutivo remete para uma reflexão sobre a avaliação na LDB. Por fim, são tecidas algumas considerações finais. Conclui-se, a partir deste estudo, a importância de haver, além de uma parceria entre professor e aluno, uma sensibilidade no processo de avaliação educacional, pois esta pode influenciar de forma tanto positiva quanto negativa a construção de aprendizagem dos educandos.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: A FAVOR DO QUÊ E DE QUEM? . Sede de Ler, Niterói, v. 10, n. 1, p. 75–84, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/50119. Acesso em: 6 dez. 2025.