AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: A FAVOR DO QUÊ E DE QUEM?
Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Fracasso Escolar. Psicopedagogia.Resumo
Este estudo tem por objetivo suscitar reflexões sobre a influência de práticas avaliativas no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Dialogando com os princípios da Educação e da Psicopedagogia, busca-se compreender a favor do quê e de quem a avaliação educacional está. O trabalho assume o estudo de caso como metodologia e parte de um diálogo teórico com os autores Esteban, Tragtenberg, Sá et al., entre outros. O primeiro tópico discorre sobre a importância de se refletir sobre o para quê avaliamos. Em seguida, apresenta-se a análise de um recorte das situações observadas no decorrer do estágio. O tópico consecutivo remete para uma reflexão sobre a avaliação na LDB. Por fim, são tecidas algumas considerações finais. Conclui-se, a partir deste estudo, a importância de haver, além de uma parceria entre professor e aluno, uma sensibilidade no processo de avaliação educacional, pois esta pode influenciar de forma tanto positiva quanto negativa a construção de aprendizagem dos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).