“CONTA PRA MIM?”
ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM PROGRAMA DE LITERACIA FAMILIAR
Palavras-chave:
contação de história, literacia, letramentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar a partir do Programa de literacia familiar “Conta Pra Mim”, do governo federal, os significados e os propósitos da prática de contação de história. Como objetivos específicos, buscará identificar a função político-pedagógica do conceito de literacia e compreender em que medida a ausência de discussão sobre letramento no Programa “Conta Pra Mim” pode contribuir ainda mais para a naturalização da desigualdade socioeducacional no cenário brasileiro. Para realização deste trabalho, utilizou-se a metodologia qualitativa análise documental. A pesquisa baseia-se na concepção de letramento como prática social, principalmente com os aportes teóricos da autora Magda Soares. Através da pesquisa percebeu-se que a intencionalidade da contação de história, fundamentada na literacia familiar, não corresponde a uma perspectiva crítica de educação. Espera-se, com esse trabalho, possibilitar reflexões sobre a inserção das crianças no universo da contação de história como uma prática significativa e crítica, bem como contribuir para estudos de letramentos na Educação Infantil.
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