SOBRE A PESQUISA EM LEITURA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (2009-2019)
Palavras-chave:
Leitura. Escola. Amazônia.Resumo
Neste artigo refletimos sobre a leitura na Amazônia brasileira, em pesquisas acadêmicas de 2009 a 2019. O objetivo central é entender como a leitura, e sua prática são interpretadas nestes trabalhos, assim como, quais redes teóricas e metodológicas são mobilizadas nas interpretações. O trabalho dialoga com as noções de discurso constituinte, cena da enunciação e ethos (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2014). As primeiras considerações apontam que, os trabalhos tratam da leitura na relação com as dificuldades de aprendizagem na escola básica, com a literatura regional e com a formação docente. Nos aspectos metodológicos, as pesquisas fazem uso de abordagens qualitativas e descritivas, através de questionários e entrevistas. As redes teóricas são construídas a partir da pedagogia, das letras, da literatura, da cultura e da identidade
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