Início de uma longa caminhada: um laboratório de diálogos docentes e discentes

Autores

  • Dionelle Araújo Universidade Federal Fluminense Autor
  • Elienaia Barros da Cunha Autor
  • Fabiana Esteves Neves Universidade Federal Fluminense Autor
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos., Gêneros acadêmicos., Formação docente.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o relato de experiência de duas graduandas em suas participações como organizadoras e mediadoras de uma roda de conversa discente promovida pelo Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), um programa de ensino e extensão situado na Faculdade de Educação de uma instituição federal. Fundamentado nos Estudos do Letramento e nas recentes discussões sobre os letramentos acadêmicos e a formação docente, que problematizam a construção simbólica sobre o trabalho docente, a formação de professores e a leitura e escrita de gêneros acadêmicos, este relato propõe apresentar a atividade realizada em parceria pelas discentes orientadas pelas coordenadoras do programa de extensão, assim como o LabLA e algumas de suas ações em direção à promoção dos letramentos acadêmicos. Nesse sentido, a realização da atividade promoveu o diálogo entre pares assim como a reflexão sobre a importância dos letramentos acadêmicos como prática social, haja vista que a discussão sobre as práticas letradas situadas ainda é pouco realizada nos espaços educacionais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Esteves Neves, Universidade Federal Fluminense

    Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, é dou­tora em Letras Vernáculas (Língua Portu­guesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Letras e licenciada em Letras - Português/Inglês pela UFF. É líder do grupo de pesquisa (Meta)cognição e Prá­ticas Discursivas UFF. Integra também o GEPLEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação da mesma universidade.

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

    Licenci­ada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). Na UFF, campus Gra­goatá, é professora adjunta da Faculdade de Educação, responsável pela disciplina Lín­gua Portuguesa - Conteúdo e Método, e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coor­denadora do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Início de uma longa caminhada: um laboratório de diálogos docentes e discentes. Sede de Ler, Niterói, v. 9, n. 1, p. 65–75, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/50760. Acesso em: 8 dez. 2025.