Início de uma longa caminhada: um laboratório de diálogos docentes e discentes

Autores

  • Dionelle Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Elienaia Barros da Cunha
  • Fabiana Esteves Neves Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos., Gêneros acadêmicos., Formação docente.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o relato de experiência de duas graduandas em suas participações como organizadoras e mediadoras de uma roda de conversa discente promovida pelo Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), um programa de ensino e extensão situado na Faculdade de Educação de uma instituição federal. Fundamentado nos Estudos do Letramento e nas recentes discussões sobre os letramentos acadêmicos e a formação docente, que problematizam a construção simbólica sobre o trabalho docente, a formação de professores e a leitura e escrita de gêneros acadêmicos, este relato propõe apresentar a atividade realizada em parceria pelas discentes orientadas pelas coordenadoras do programa de extensão, assim como o LabLA e algumas de suas ações em direção à promoção dos letramentos acadêmicos. Nesse sentido, a realização da atividade promoveu o diálogo entre pares assim como a reflexão sobre a importância dos letramentos acadêmicos como prática social, haja vista que a discussão sobre as práticas letradas situadas ainda é pouco realizada nos espaços educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Esteves Neves, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, é dou­tora em Letras Vernáculas (Língua Portu­guesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Letras e licenciada em Letras - Português/Inglês pela UFF. É líder do grupo de pesquisa (Meta)cognição e Prá­ticas Discursivas UFF. Integra também o GEPLEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação da mesma universidade.

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenci­ada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). Na UFF, campus Gra­goatá, é professora adjunta da Faculdade de Educação, responsável pela disciplina Lín­gua Portuguesa - Conteúdo e Método, e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coor­denadora do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

ARAÚJO, D.; BARROS DA CUNHA, E.; NEVES, F. E.; RODRIGUES, J. DO N. Início de uma longa caminhada: um laboratório de diálogos docentes e discentes. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 65-75, 9 nov. 2021.