EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Interculturalismo, Letramento crítico, Ensino de língua adicionalResumo
O presente trabalho, iniciado na especialização, teve como objetivo construir um material intercultural para as aulas de língua espanhola que contribua com o processo de (re) construção das identidades dos alunos a partir do letramento crítico e da perspectiva intercultural, levando em consideração as diferentes marcas identitárias presentes em nossa sociedade, o questionamento das identidades hegemônicas e a realidade dos estudantes. Busca-se desvelar situações de discriminação com indivíduos que apresentam perfis fora do padrão aceito pela sociedade, bem como estimular práticas pedagógicas orientadas a partir de uma postura crítica e comprometida com o reconhecimento e valorização das diferenças culturais. Desta forma, este trabalho desafia ao professor a reconstruir posicionamentos que consideramos “comum” e o estimula a desnaturalizar preconceitos, promovendo a afirmação das diferenças no contexto escolar e o combate às desigualdades. O plano de trabalho fomenta o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, os múltiplos saberes e práticas, promovendo uma educação para todos. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma escola pública do município do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Por meio deste relato de experiência, busca-se demonstrar a importância de ensinar a língua adicional/espanhol associada a uma abordagem intercultural crítica, refletindo sobre fundamentações teóricas que sustentam nossas práticas pedagógicas de forma a desconstruir o caráter homogeneizador e monocultural muito presentes de contexto escolar.
Palavras chaves: Inteculturalismo, letramento crítico, ensino de língua materna.
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