EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Raquel Safra da Pardinho Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Interculturalismo, Letramento crítico, Ensino de língua adicional

Resumo

O presente trabalho, iniciado na especialização, teve como objetivo construir um material intercultural para as aulas de língua espanhola que contribua com o processo de (re) construção das identidades dos alunos a partir do letramento crítico e da perspectiva intercultural, levando em consideração as diferentes marcas identitárias presentes em nossa sociedade, o questionamento das identidades hegemônicas e a realidade dos estudantes. Busca-se desvelar situações de discriminação com indivíduos que apresentam perfis fora do padrão aceito pela sociedade, bem como estimular práticas pedagógicas orientadas a partir de uma postura crítica e comprometida com o reconhecimento e valorização das diferenças culturais. Desta forma, este trabalho desafia ao professor a reconstruir posicionamentos que consideramos “comum” e o estimula a desnaturalizar preconceitos, promovendo a afirmação das diferenças no contexto escolar e o combate às desigualdades. O plano de trabalho fomenta o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, os múltiplos saberes e práticas, promovendo uma educação para todos. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma escola pública do município do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Por meio deste relato de experiência, busca-se demonstrar a importância de ensinar a língua adicional/espanhol associada a uma abordagem intercultural crítica, refletindo sobre fundamentações teóricas que sustentam nossas práticas pedagógicas de forma a desconstruir o caráter homogeneizador e monocultural muito presentes de contexto escolar.

Palavras chaves: Inteculturalismo, letramento crítico, ensino de língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORADIM, J. N. Leitura crítica e letramento crítico: idealizações, desejos ou (im) possibilidades. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina – Londrina. 2008.

FREIRE, Paulo. PedagogyofIndignation. Boulder. Colorado: Paradigm, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MENDES, E. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entreculturas”. Em: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (orgs.). Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007, p. 119-139.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

PENNYCOOK, A. (1998) A lingüística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-49.

RIBEIRO, DJAMILA. Pequeno Manual antirracista. Companhia das Letras, São Paulo, 2009.

SILVA, Gilberto Ferreira. Do multiculturalismo à educação intercultural: estudo dos processos identitários de jovens da escola pública na região metropolitana de porto alegre. 2001.

STREET. B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

PARDINHO, R. S. DA. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Sede de Ler, v. 10, n. 1, p. 85-94, 9 maio 2022.