PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS:

A FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DA COMUNIDADE CRISTO REI EM PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM)

Autores

  • Fátima Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Raquel Lira Secretaria Municipal de Educação - Manaus/AM
  • Angelina Freitas Universidade do Estado do Amazonas
  • Giovanna Praia Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Formação de Agentes Culturais; Espaços não-formais de ensino; Ensino Remoto.

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido no projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei. Aprovado na Lei Aldir Blanc de incentivos culturais, a equipe desenvolveu um curso direcionado à juventude de 15 a 29 anos, conforme Estatuto da Juventude, incentivando a ação cultural comunitária. Ao longo do curso, foram realizadas sete oficinas com diferentes percursos formativos, no intuito de explorar o universo da biblioteca e alargar os horizontes fora dela, a saber: Leitura Literária, Construção de Acervos, Artes Integrada, Ideias em Ação, Patrimônio Material e Imaterial, Corpo e Arte e Intercâmbio Cultural. Como resultado, foram produzidos conteúdos que tornam o curso replicável em outras comunidades, por meio de diversas mídias, tais como site, georreferenciamento, e-book, material pedagógico em áudio, vídeo e pdf para WhatsApp, além de grupo fechado no Facebook, perfil no Instagram e lives semanais com convidados. Assim, envolveu pessoas da comunidade e da universidade, equipe técnica e convidados com formações específicas e/ou experiências profissionais nas áreas referentes aos campos de estudos das oficinas, o que só foi possível por ter sido disponibilizado via internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Lira, Secretaria Municipal de Educação - Manaus/AM

RAQUEL SOUZA DE LIRA é mestra em Letras e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas (UEA). Licenciada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa (UFAM). Professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Pesquisadora no grupo interdisciplinar Intercidade. Integra, como voluntária, a equipe de coordenação acadêmica dos projetos Práticas Leitoras (Ano 2) e Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei.

Currículo Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/3007834517984270>

Angelina Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

ANGELINA SALES DE FREITAS é graduada em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte). Acadêmica do Curso de Letras do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA). Integrou a comissão organizadora da primeira Semana de Letras em 2019. De 2019 a 2020 foi voluntária no projeto de extensão Práticas Leitoras - Ano 1 (PROEX/UEA). De 2020 a 2021 atuou na coordenação geral do projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei e na produção dos projetos culturais Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire e Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, todos contemplados no Prêmio Encontro das Artes (AM) / Lei Aldir Blanc. Em 2021 passou a ser bolsista no eixo Ação do mesmo projeto Práticas Leitoras - Ano 2 (PROEX/UEA) e articuladora cultural da Rede Cachoeiras de Letras.

Currículo Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/6557610388647435>

Giovanna Praia, Universidade do Estado do Amazonas

GIOVANNA PINTO PRAIA é licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Amazonense, natural de Manacapuru, é apaixonada pelos livros, pela literatura e pela educação do campo. Cursa a especialização em Pesquisa nos Espaços Educativos (UEA), o mestrado em Educação (UEA) e escreve contos e crônicas voltadas para o universo interiorano do Amazonas. Tem interesse em Literatura de Língua Portuguesa, Educação Especial/Inclusiva e Educação do Campo. Em 2021 atuou como monitora do projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei e atua como voluntária do projeto de extensão Práticas Leitoras - Ano 2 (PROEX/UEA).

Currículo Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/9551648973514708>

Referências

AMORIM, Jozilma da Silva. Relato de experiência. Presidente Figueiredo/AM, junho de 2021. Acervo do projeto Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Estatuto da Juventude. Brasília: Diário Oficial da União, 2013.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, Angelina Sales de. Relato de experiência. Presidente Figueiredo/AM, junho de 2021. Acervo do projeto Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei.

FREITAS, Angelina Sales de. Apresentação. Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei. Disponível em: <https://sites.google.com/view/agentesculturaispf>. Acesso em: 29/09/2021.

NETTO, Raymundo. Coleção Capacitação de Agentes Culturais: Estratégias de Cultura e Arte para o Futuro; ilustrado por Guabiras. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2020.

SOUZA, Fátima Maria da Rocha. Apresentação. Projeto Práticas Leitoras. Disponível em: <https://sites.google.com/uea.edu.br/praticas-leitoras/ano-2-2021-2022>. Acesso em: 29/09/2021.

SOUZA, Fátima; POZZETTI, Gislaine; FREITAS, Angelina; DAOU, Georgia (Orgs.). Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei [livro eletrônico]. Manaus: Edição do Autor, 2021. Disponível em: <http://bit.ly/agentes-culturais-pf>. Acesso em: 02/09/2021.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

SOUZA, F.; LIRA, R. S. DE; FREITAS, A. S. DE; PRAIA, G. P. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS:: A FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DA COMUNIDADE CRISTO REI EM PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM). Sede de Ler, v. 10, n. 1, p. 115-130, 9 maio 2022.