PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS:
A FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DA COMUNIDADE CRISTO REI EM PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM)
Palavras-chave:
Formação de Agentes Culturais; Espaços não-formais de ensino; Ensino Remoto.Resumo
Este trabalho apresenta o processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido no projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei. Aprovado na Lei Aldir Blanc de incentivos culturais, a equipe desenvolveu um curso direcionado à juventude de 15 a 29 anos, conforme Estatuto da Juventude, incentivando a ação cultural comunitária. Ao longo do curso, foram realizadas sete oficinas com diferentes percursos formativos, no intuito de explorar o universo da biblioteca e alargar os horizontes fora dela, a saber: Leitura Literária, Construção de Acervos, Artes Integrada, Ideias em Ação, Patrimônio Material e Imaterial, Corpo e Arte e Intercâmbio Cultural. Como resultado, foram produzidos conteúdos que tornam o curso replicável em outras comunidades, por meio de diversas mídias, tais como site, georreferenciamento, e-book, material pedagógico em áudio, vídeo e pdf para WhatsApp, além de grupo fechado no Facebook, perfil no Instagram e lives semanais com convidados. Assim, envolveu pessoas da comunidade e da universidade, equipe técnica e convidados com formações específicas e/ou experiências profissionais nas áreas referentes aos campos de estudos das oficinas, o que só foi possível por ter sido disponibilizado via internet.
Downloads
Referências
AMORIM, Jozilma da Silva. Relato de experiência. Presidente Figueiredo/AM, junho de 2021. Acervo do projeto Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Estatuto da Juventude. Brasília: Diário Oficial da União, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Angelina Sales de. Relato de experiência. Presidente Figueiredo/AM, junho de 2021. Acervo do projeto Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei.
FREITAS, Angelina Sales de. Apresentação. Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei. Disponível em: <https://sites.google.com/view/agentesculturaispf>. Acesso em: 29/09/2021.
NETTO, Raymundo. Coleção Capacitação de Agentes Culturais: Estratégias de Cultura e Arte para o Futuro; ilustrado por Guabiras. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2020.
SOUZA, Fátima Maria da Rocha. Apresentação. Projeto Práticas Leitoras. Disponível em: <https://sites.google.com/uea.edu.br/praticas-leitoras/ano-2-2021-2022>. Acesso em: 29/09/2021.
SOUZA, Fátima; POZZETTI, Gislaine; FREITAS, Angelina; DAOU, Georgia (Orgs.). Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei [livro eletrônico]. Manaus: Edição do Autor, 2021. Disponível em: <http://bit.ly/agentes-culturais-pf>. Acesso em: 02/09/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).