CONJUGAÇÕES DO VERBO LER
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO LEITORA EM SERVIÇO
Palavras-chave:
mediação de leitura literária, formação leitora adulta, formação continuadaResumo
O presente texto tem como objetivo compartilhar reflexões sobre a formação leitora de profissionais da educação, a partir do relato de experiência de uma proposta de mediação de leitura literária, vivenciada como parte do projeto de formação continuada intitulado “Aprender dentro e fora da escola”, realizado em cinco municípios na região do Médio Mearim no estado do Maranhão.
O trabalho foi planejado com o objetivo de ampliar e aproximar o público das estratégias leitoras discutidas por Isabel Solé (1998) e de contribuir para a consolidação de capacidades leitoras (ROJO, 2014), assim como proporcionar a vivência de situações leitoras prazerosas capazes de encantar as participantes e colaborar para a valorização do hábito leitor em suas vidas e na prática educacional com as crianças.
Por ser, a mediação leitora literária com o público adulto uma temática pouco explorada na literatura sobre formação leitora, este relato visa contribuir compartilhando possibilidades de percursos literários a partir da ampliação de práticas leitoras com o público adulto atuante da educação básica. Principalmente por acreditarmos que somente é possível formar outros leitores se há em si, a experiência da leitura.
Downloads
Referências
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor das práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
COLASANTI, M. Entre a espada e a rosa. In: Entre a espada e a rosa. SP: Editora Salamandra, 1992.
COLASANTI, M. Uma concha à beira mar. In: Doze reis e a moça do labirinto do vento. SP: Editora Global, 2006.
COLASANTI, M. Entre as folhas do verde Ó. In: Uma ideia toda azul. SP: Editora Global, 2006.
CORALINA, C. Exaltação de Aninha In: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1997.
CORALINA, C. Quem é você? In: Meu livro de cordel. S.P.: Global, 2002.
CORALINA, C. Todas as vidas In: Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014
DORRICO, J. O homem do ouro. In: Eu sou macuxi e outras histórias. Belo Horizonte: Caos e Letras, 2019.
EVARISTO, C. Lumbiá. In: Olho D’Água. Rio de Janeiro: Pallas Editora.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: 1996
JESUS, C. M. Quarto de despejo. São Paulo: Editora Ática, 2020
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, Pp. 20-28.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf> Acesso em 22/junho/2022.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MEIRELES, C. Aluna. In: Viagem /vaga música. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982.
MEIRELES, C. Motivo. In: Viagem /vaga música. São Paulo: Editora Global, 2012
MEIRELES, C. Retrato. In: Viagem /vaga música. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982
MOURA, T. G. Poemas: Martelo & Bigorna; Geladeira. Disponível em:
<https://ruidomanifesto.org/oito-poemas-de-thales-gabriel-moura/>Acesso em: 15/julho/2022.
ROJO, R. Letramento e Capacidades de leitura para a Cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2014. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/127758896/Letramento-e-Capacidades-de-Leitura-Para-a-Cidadania-Roxane-Rojo> Acesso em: 12/julho/2022.
SARAMAGO, J. O conto da Ilha desconhecida. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEBEROSKY, A. Palavras às professoras que ensinam a ler e escrever [livro eletrônico] / Ana Teberosky ; coordenação Beatriz Cardoso , Angélica Sepúlveda. – 1. ed. – São
Paulo : Editora Moderna, 2020. – (Laboratório de educação : toda criança pode aprender)
TRINDADE, S. Tem gente com fome. São Paulo: Nova Alexandria, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).