CONJUGAÇÕES DO VERBO LER

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO LEITORA EM SERVIÇO

Autores

Palavras-chave:

mediação de leitura literária, formação leitora adulta, formação continuada

Resumo

O presente texto tem como objetivo compartilhar reflexões sobre a formação leitora de profissionais da educação, a partir do relato de experiência de uma proposta de mediação de leitura literária, vivenciada como parte do projeto de formação continuada intitulado “Aprender dentro e fora da escola”, realizado em cinco municípios na região do Médio Mearim no estado do Maranhão.

O trabalho foi planejado com o objetivo de ampliar e aproximar o público das estratégias leitoras discutidas por Isabel Solé (1998) e de contribuir para a consolidação de capacidades leitoras (ROJO, 2014), assim como proporcionar a vivência de situações leitoras prazerosas capazes de encantar as participantes e colaborar para a valorização do hábito leitor em suas vidas e na prática educacional com as crianças.

Por ser, a mediação leitora literária com o público adulto uma temática pouco explorada na literatura sobre formação leitora, este relato visa contribuir compartilhando possibilidades de percursos literários a partir da ampliação de práticas leitoras com o público adulto atuante da educação básica. Principalmente por acreditarmos que somente é possível formar outros leitores se há em si, a experiência da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Monteiro, Laboratório de Educação

Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da ECA/USP; Pós-graduada em Didática da Alfabetização, pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVEC); e Formada em Pedagogia, pela PUC/SP; atuou como professora alfabetizadora durante 17 anos na Escola Vera Cruz/SP; Formadora em projetos de formação de educadores na área de leitura, escrita e comunicação oral desde 1998. Atuou como formadora no CENPEC, Comunidade Educativa CEDAC, Movimenta Educação e no Instituto Natura, atuando junto a Secretarias de Educação estaduais e municipais, gestores escolares e docentes; foi Professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Comunidade de Aprendizagem, do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, SP, nos anos de 2017 a 2019; Assessora do Projeto “Aprender com prazer”, da União Brasileiro Israelita de Bem Estar Social (UNIBES) desde 2012; autora do livro “O veado e o sapo” e coautora do livro “O filho do caçador e outras histórias dilema da África” (selecionado para o Projeto Leituraço da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo); oitegra a equipe de Formadoras do Projeto Aprender Linguagem, do Labedu, Laboratório de Educação, atuando no Maranhão.

http://lattes.cnpq.br/8259356421595343

Cecília Diniz, Laboratório de Educação

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. Mestranda no programa Educação e Ciências Sociais - desigualdades e diferenças da Faculdade de Educação (USP), atua como educadora há 20 anos, trabalhou como professora na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I e desde 2016 atua com formação continuada de professoras e gestoras de educação infantil. 

Link para o Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/2659119477519367 

Bianca Miguel, Laboratório de Educação

Graduada em Ciências Sociais pela PUC São Paulo com especialização em Gestão de Projetos Sociais pelo SENAC São Paulo, atua na área social desde 2000. Fez parte da equipe de implantação e gestão do Projeto Telecentros SP. Co Fundadora do Coletivo Digital, Organização Social que atua para democratização e acesso à cultura colaborativa, Software Livre e tecnologias da informação e comunicação, atual conselheira. Desde 2014 atua como formadora de professoras e gestoras da Educação Pública.

http://lattes.cnpq.br/5800183526029551

Referências

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor das práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

COLASANTI, M. Entre a espada e a rosa. In: Entre a espada e a rosa. SP: Editora Salamandra, 1992.

COLASANTI, M. Uma concha à beira mar. In: Doze reis e a moça do labirinto do vento. SP: Editora Global, 2006.

COLASANTI, M. Entre as folhas do verde Ó. In: Uma ideia toda azul. SP: Editora Global, 2006.

CORALINA, C. Exaltação de Aninha In: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1997.

CORALINA, C. Quem é você? In: Meu livro de cordel. S.P.: Global, 2002.

CORALINA, C. Todas as vidas In: Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014

DORRICO, J. O homem do ouro. In: Eu sou macuxi e outras histórias. Belo Horizonte: Caos e Letras, 2019.

EVARISTO, C. Lumbiá. In: Olho D’Água. Rio de Janeiro: Pallas Editora.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: 1996

JESUS, C. M. Quarto de despejo. São Paulo: Editora Ática, 2020

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, Pp. 20-28.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf> Acesso em 22/junho/2022.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MEIRELES, C. Aluna. In: Viagem /vaga música. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982.

MEIRELES, C. Motivo. In: Viagem /vaga música. São Paulo: Editora Global, 2012

MEIRELES, C. Retrato. In: Viagem /vaga música. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982

MOURA, T. G. Poemas: Martelo & Bigorna; Geladeira. Disponível em:

<https://ruidomanifesto.org/oito-poemas-de-thales-gabriel-moura/>Acesso em: 15/julho/2022.

ROJO, R. Letramento e Capacidades de leitura para a Cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2014. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/127758896/Letramento-e-Capacidades-de-Leitura-Para-a-Cidadania-Roxane-Rojo> Acesso em: 12/julho/2022.

SARAMAGO, J. O conto da Ilha desconhecida. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TEBEROSKY, A. Palavras às professoras que ensinam a ler e escrever [livro eletrônico] / Ana Teberosky ; coordenação Beatriz Cardoso , Angélica Sepúlveda. – 1. ed. – São

Paulo : Editora Moderna, 2020. – (Laboratório de educação : toda criança pode aprender)

TRINDADE, S. Tem gente com fome. São Paulo: Nova Alexandria, 2012.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

MONTEIRO DA ROCHA, M. M.; DINIZ, C.; MIGUEL, B. . CONJUGAÇÕES DO VERBO LER : RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO LEITORA EM SERVIÇO. Sede de Ler, v. 12, n. 1, p. 84 - 97, 10 jul. 2023.