Bartolomeu, um autor visionário, no Clube de Leitura em Língua Portuguesa da ONU
Palavras-chave:
Bartolomeu Campos de Queirós, Clube de Leitura em Língua Portuguesa da ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Leitura literária, Formação do leitorResumo
Este ensaio discorre sobre como uma parcela significativa da obra do escritor Bartolomeu Campos de Queirós dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apresentando, para isso, breve análise de dois de seus livros selecionados para compor o acervo do Clube de Leitura em Língua Portuguesa da ONU, cujo propósito é tornar amplamente conhecidos, para os leitores crianças e jovens, os conteúdos desses Objetivos.
Downloads
Referências
C MARA BRASILEIRA DO LIVRO. Obras selecionadas – Clube de Leitura ODS. Disponível em: <https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/>. Acesso em 4 jan. 2022.
LUCCHESI, Marco. Cultura da paz. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2020.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente>. Acesso em: 4 set. 2021.
______. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 4 set. 2021.
______. Clube de Leitura da ONU seleciona 175 livros infantis brasileiros. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/131791-clube-de-leitura-da-onu-seleciona-175-livros-infantis-brasileiros>. Acesso em: 4 jan. 2022.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A árvore. Ilustrações de Mario Cafiero. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
______. Apontamentos. Ilustrações de Mauricio Negro. 2. ed. São Paulo: Global, 2017.
______. Correspondência. Ilustrações de Angela Lago. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; Ed. Miguilim, 1986.
______. De não em não. Ilustrações de Alê Abreu. São Paulo: Global, 2009.
______. O fio da palavra. Ilustrações de Salmo Dansa. Rio de Janeiro: Record, 2012.
______. Flora. Ilustrações de Ellen Pestilli. 2. ed. São Paulo: Global, 2004.
______. Indez. 4. ed. Belo Horizonte: Miguilim, 1994.
______. Isso não é um elefante. Ilustrações de Ivan Zigg. Belo Horizonte: Abacatte, 2009.
______ (Adapt.). Nascemos livres: a Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens. Edição e Tradução de Claudia Ribeiro Mesquita. Ilustrações de John Burningham et al. São Paulo: Edições SM, 2008.
______. Onde tem bruxa tem fada... Ilustrações de Paulo Tenente. São Paulo: Moderna, 1991.
______. Para ler em silêncio. São Paulo: Moderna, 2007.
______. O rio. Ilustrações de Camila Carrosine. 2. ed. São Paulo: Global, 2019.
______. Sem palmeira ou sabiá. Ilustrações de Lélis. 2. ed. São Paulo: Global, 2018.
______. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Organização de Júlio Abreu. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).