Indez, um inventário afetivo
Palavras-chave:
Indez, Manifestações Culturais, InventárioResumo
Este breve ensaio aborda o livro Indez sob a perspectiva de um inventário de manifestações culturais presentes no cotidiano da vida no interior do Brasil. Buscou-se demonstrar que a literatura de Bartolomeu Campos de Queirós promove um tipo de registro afetivo sobre os sentidos que tais manifestações encerram na construção da memória e das identidades individual e coletiva.
Downloads
Referências
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 1115.
MOTTA, Lia; REZENDE, Maria Beatriz. Inven-tário. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Invent%C3%A1rio%20pdf.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. 12. ed. São Paulo: Global, 2004.
REZENDE, Maria Beatriz (Coord.). Patrimô-nio e Leitura: catálogo comentado de litera¬tura infantojuvenil. 2. ed. Rio de Janeiro: IPHAN/Copedoc, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).