Indez, um inventário afetivo

Autores

  • Maria Beatriz Rezende IPHAN

Palavras-chave:

Indez, Manifestações Culturais, Inventário

Resumo

Este breve ensaio aborda o livro Indez sob a perspectiva de um inventário de manifestações culturais presentes no cotidiano da vida no interior do Brasil. Buscou-se demonstrar que a literatura de Bartolomeu Campos de Queirós promove um tipo de registro afetivo sobre os sentidos que tais manifestações encerram na construção da memória e das identidades individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Rezende, IPHAN

Arquiteta (aposen­tada) do IPHAN, com trabalhos na área de Educação Patrimonial, tendo desenvolvido e coordenado o Projeto “Catálogos Patri­mônio e Leitura” (UFF/IPHAN). É espe­cialista em Literatura Infantojuvenil (UFF) e integrante do Grupo de Pesquisa LeLiS.

Referências

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 1115.

MOTTA, Lia; REZENDE, Maria Beatriz. Inven-tário. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Invent%C3%A1rio%20pdf.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2022.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. 12. ed. São Paulo: Global, 2004.

REZENDE, Maria Beatriz (Coord.). Patrimô-nio e Leitura: catálogo comentado de litera¬tura infantojuvenil. 2. ed. Rio de Janeiro: IPHAN/Copedoc, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

REZENDE, M. B. Indez, um inventário afetivo. Sede de Ler, v. 11, n. 1, p. 23 -, 26 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)