A casa em Indez
Palavras-chave:
Casa, Espaço, Memória, Referência CulturalResumo
O presente ensaio pretende fazer uma leitura da casa descrita no livro Indez, de Bartolomeu Campos de Queirós, mostrando como os seus espaços tornam-se espaços da memória. Esses espaços refletem os modos de morar, sendo reconhecidos nas imagens criadas pelo autor em sua prosa poética, repletas de referências culturais
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MESQUITA, Eneide de. Depoimento sobre as andorinhas. set. 2021.
MIGUEL, Jorge Marão Carnielo. Casa e lar. A essência da arquitetura. Vitruvius, São Paulo, Arquitextos, texto especial n. 156, out. 2002.
PARREIRAS, Ninfa. Janelas da escrita: memória de Bartolomeu Campos de Queirós. Papagaios, MG: Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós, 2018.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. São Paulo: Global, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).