Brincadeiras e costumes:
um inventário afetivo em Indez
Palavras-chave:
Bartolomeu Campos de Queirós, Indez, Brincadeiras e costumes, SustentabilidadeResumo
Este ensaio apresenta uma reflexão sobre as brincadeiras e costumes apresentados em Indez, destacando um modo de vida que corrobora aspectos éticos e estéticos sustentáveis. Os registros em Indez, mais do que falar de crianças e suas brincadeiras, acessam a memória de uma vida na qual o ato de brincar podia ser mais importante que o brinquedo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a cri-ança, o brinquedo e a educação. 2. ed. Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari; Posfácio de Flávio di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
FREIRE, Paulo. À sombra desta manguei-ra. Organização: Ana Maria de Araújo Freire. 14. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Indez. 12. ed. São Paulo: Global, 2004.
VIANNA, Letícia C. R. Patrimônio Imaterial. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/85/patrimonio-imaterial>. Aceso em: 4 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).