Um cotidiano nada cotidiano
Palavras-chave:
Bartolomeu Campos de Queirós, Educação Infantil, LiteraturaResumo
Este relato de experiência tem como propósito partilhar momentos cotidianos de uma sala de aula da educação infantil que dão pistas sobre a importância de se escutar o que as crianças têm a dizer. A literatura, no cotidiano das crianças, favorece o encontro entre a memória e o simbólico, a interação, a construção de sentidos, e coloca em suas mãos a possibilidade de intercambiar momentos reais e imaginários que podem ser revisitados sempre que desejado.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. À sombra desta manguei-ra. Organização de Ana Maria de Araújo Frei-re. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. A árvore. Ilustração Mario Cafiero. 4ª ed. São Paulo: Global, 2018.
______. Os cinco sentidos. Ilustração Ca-mila Mesquita. 3ª ed. São Paulo: Global, 2009b.
______. Flora. Ilustração Ellen Pestili. 2. ed. São Paulo: Global, 2009a.
______. O gato. Ilustração Anelise Zimmer-mann. São Paulo: Paulinas, 2014.
______. O rio. Ilustração Camila Carrossine 2. ed. São Paulo: Global, 2019a.
______. Rosa dos ventos. Ilustração Camila Mesquita. 3. ed. São Paulo: Global, 2009c.
______. Sobre ler, escrever e outros diá-logos. Organização de Júlio Abreu. 2. ed. São Paulo: Global, 2019b.
______. Tempo de voo. Ilustração: Alfonso Ruano. São Paulo: Comboio de Corda, 2009d.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. Tradução de Márcia Frazão e Ronaldo Periassu. São Paulo: Global, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).