O LeLiS entrevista Bartolomeu
Palavras-chave:
Bartolomeu Campos de Queirós, LeLiSResumo
Quando, ainda há pouco, conversávamos...
Por quatro anos, convivemos no LeLiS com a obra de Bartolomeu Campos de Queirós. Alguns trabalhos decorreram deste encontro raro entre humanidade, talento e literatura, dentre eles dois seminários da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, alguns cursos de extensão, o e-book Com a palavra Bartolomeu e este número especial da revista Sede de Ler. Achamos que era tempo de passar do estudo à conversa, uma conversa prazerosa como só a companhia de Bartolomeu poderia proporcionar. Sem sua presença entre nós da forma convencional, decidimos nos valer das outras maneiras, perfeitamente justas: seus textos e a fragrância da memória. Para isso, elaboramos as perguntas desta entrevista cujas respostas foram construídas a partir tanto da transcrição literal quanto da adaptação de alguns escritos em livros e de fragmentos de entrevistas por ele concedidas. É importante ressaltar que os trechos literalmente transcritos não foram indicados com aspas a fim de não se descaracterizar o gênero deste texto.
O resultado dessa “conversa assíncrona”, mas perfeitamente legítima, pode ser lido a seguir. Já as referências de cada uma das respostas encontram-se nas notas de fim do texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).