ESTUDANTE-AUTOR EXPERIÊNCIA QUE AGREGA VALOR FORMATIVO
Palavras-chave:
Literatura., Produção., Formação.Resumo
Esta proposição objetiva trazer uma reflexão da literatura sob o prisma de uma experiência no espaço de sala de aula. Entendendo este espaço como um processo de construção em que o professor, mais do que mediador, incentiva a prática de ações protagonistas, o convite se estende aos leitores para que possamos ressignificar nossos conceitos e sermos autores de nossas histórias. De forma a embasar a escrita, apresentamos a temática à luz dos pressupostos teóricos de autores como Candido (1989, 2002), Coelho (1997), Zilberman (2003), dentre outros. Após a contemplação de como a literatura contribui para a formação humanizadora, especificamos a literatura infantojuvenil, foco de nossa vivência a partir de componente curricular ministrado. Seguido a isso, trazemos à tona as ações que nortearam o cumprimento da referida disciplina a nível superior de uma instituição pública na cidade de Camocim-CE. Com a experiência, foi perceptível o valor agregado aos estudantes, uma vez que manifestaram novas visões acerca da literatura, assim como ressignificaram o fazer literário, não sendo este limitado a grandes nomes. Além disso, os discentes puderam ampliar suas concepções no que tange à desmistificação de conceitos, ao reconhecimento artístico local, bem como à descoberta de uma habilidade artística e criativa, até então, adormecida. Evidenciamos, portanto, o produto dessas experiências e a reflexão de como a literatura é capaz de transformar e de libertar o homem.
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