ESTUDANTE-AUTOR EXPERIÊNCIA QUE AGREGA VALOR FORMATIVO

Autores

  • Márcia Maria Fonteles Vasconcelos IFCE/DOCENTE

Palavras-chave:

Literatura., Produção., Formação.

Resumo

Esta proposição objetiva trazer uma reflexão da literatura sob o prisma de uma experiência no espaço de sala de aula. Entendendo este espaço como um processo de construção em que o professor, mais do que mediador, incentiva a prática de ações protagonistas, o convite se estende aos leitores para que possamos ressignificar nossos conceitos e sermos autores de nossas histórias. De forma a embasar a escrita, apresentamos a temática à luz dos pressupostos teóricos de autores como Candido (1989, 2002), Coelho (1997), Zilberman (2003), dentre outros. Após a contemplação de como a literatura contribui para a formação humanizadora, especificamos a literatura infantojuvenil, foco de nossa vivência a partir de componente curricular ministrado. Seguido a isso, trazemos à tona as ações que nortearam o cumprimento da referida disciplina a nível superior de uma instituição pública na cidade de Camocim-CE. Com a experiência, foi perceptível o valor agregado aos estudantes, uma vez que manifestaram novas visões acerca da literatura, assim como ressignificaram o fazer literário, não sendo este limitado a grandes nomes. Além disso, os discentes puderam ampliar suas concepções no que tange à desmistificação de conceitos, ao reconhecimento artístico local, bem como à descoberta de uma habilidade artística e criativa, até então, adormecida. Evidenciamos, portanto, o produto dessas experiências e a reflexão de como a literatura é capaz de transformar e de libertar o homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Fonteles Vasconcelos, IFCE/DOCENTE

Professora da área de Língua Portuguesa do IFCE campus Acaraú. Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2013). Possui especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017) e em Gestão Escolar pela Faculdade São Luís (2018). É mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2022) e doutoranda em Letras pela UFC. Possui experiência na área de ensino, desde o fundamental até o ensino superior, tendo atuado também como coordenadora e diretora escolar na rede estadual e como coordenadora de curso na rede federal. Interessa-se pelas áreas de descrição e análise linguística, aquisição da linguagem, literaturas diversas e formação de professores.

Referências

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 39. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa. Acesso em: 17 fev. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 fev. 2023.

CANDIDO, Antônio. Direitos Humanos e literatura. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1989.

CANDIDO, Antônio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Ática, 1997.

COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e senso comum. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: NÓBREGA, Marta; PINHEIRO, Hélder. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELOS, Márcia Maria Fonteles; SILVA, Julio Sousa da. Contos e Encantos do Mundo Fantástico. 1. ed. Camocim: Edição dos autores, 2021.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed., São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

FONTELES VASCONCELOS, M. M. ESTUDANTE-AUTOR EXPERIÊNCIA QUE AGREGA VALOR FORMATIVO. Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 104 - 122, 31 dez. 2023.

Edição

Seção

Relato de Experiência