BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA AUGUSTA BARBOSA FONSECA (BC-MABF)

UMA AGÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM ITABERAÍ (GO)

Autores

  • Cesar Augusto de Oliveira Casella Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Cora Coralina)
  • Dhebora Cézar da Silva https://orcid.org/0009-0001-1640-1699

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Literário, Incentivo à leitura

Resumo

Esse trabalho discute e reflete, a partir da concepção de letramento literário de Rildo Cosson (2009), sobre a Biblioteca Comunitária Maria Augusta Barbosa Fonseca (BC-MABF) como uma agência de letramento. Busca-se compreender como esta instituição de Itaberaí (GO), privada e gratuita, sem apoio do poder público, corrobora para o letramento literário e a democratização do acesso ao livro, relatando-se o seu processo de fomento à leitura. No trajeto de pesquisa, foi necessário um frequente procedimento de visita, acompanhamento, observação e análise dos ambientes de interesse que, além da BC-MABF, incluiu outras bibliotecas e outros espaços de leitura da cidade. Fazem parte do referencial teórico, ajudando a refletir sobre a leitura, a literatura e o letramento, obras de Magda Soares (2014), Brian Street (2014), Michèle Petit (2019) e Antônio Candido (2011). Verificou-se, ao longo da pesquisa, como o espaço da BC-MABF é frequentado e qual a demanda que o mantém ativo, no quadro de outras bibliotecas da cidade, a biblioteca municipal e as escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto de Oliveira Casella, Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Cora Coralina)

Professor efetivo de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Cora Coralina) e cursa doutorado em Estudos da Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGL/UERJ). É mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Pesquisa e trata o texto literário e a recepção crítica da literatura a partir de abordagens discursivas, vindas da Análise do Discurso, e trabalha com a leitura de literatura dentro do enfoque do letramento social.

Dhebora Cézar da Silva

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Cora Coralina), tendo sido bolsista PIBID, integrante do Centro Acadêmico Caflisca e participado de atividades culturais dentro e fora da instituição. Atualmente desenvolve suas atividades em Itaberaí, Goiás, onde leciona literatura no Centro de Ensino Acolher, cursa pedagogia no Instituto Federal de Goiás (IFG) e atua como mentora educacional no Espaço Aprender. É fundadora do Clube de Leitura Sede Literária e criadora do projeto Colorir a Vida, que incentiva o hábito da leitura desde a infância.

Referências

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo/SP: Editora Contexto, 2009.

DURÃO, Fabio Akceruld. Metodologia de pesquisa em literatura. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil: 5° edição. 2020. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 20 de nov. de 2022.

HEATH, Shirley Brice. Ways with words: language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manuel; BOCH, Françoise. (orgs.) Ensino de língua: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

LAJOLO, Marisa. Literatura ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Tipos de biblioteca. Online, 25/02/2022. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-da-cultura/assuntos/sistema-nacional-de-bibliotecas-publicas-snbp/informacoes-das-bibliotecas-publicas-1/tipos-de-bibliotecas>. Acesso em 09/03/2023.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. 1º Ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – RNBC. A RNBC. Online, 2020. Disponível em: <https://rnbc.org.br/a-rnbc/>. Acesso em: 19/10/2022.

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS – SNBPO. Informações das bibliotecas públicas. Online, s/d. Disponível em: <http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/>. Acesso em: 19/10/2022.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

CESAR AUGUSTO DE OLIVEIRA CASELLA; DA SILVA, D. C. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA AUGUSTA BARBOSA FONSECA (BC-MABF): UMA AGÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM ITABERAÍ (GO). Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 85 - 103, 31 dez. 2023.

Edição

Seção

Relato de Experiência