É POSSÍVEL EXPLICAR O QUE É O FRACASSO ESCOLAR DA LEITURA?

UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O USO ABSTRATO DE CONCEITOS DE CRISE DA LEITURA E DE CRISE DA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Crise da leitura, Crise da escola, Abstracionismo pedagógico.

Resumo

Este artigo discutirá a respeito do uso abstrato de imagens dos conceitos de crise da leitura e de sua relação com a ideia de crise da escola. Para isso, recorrerá à uma pesquisa teórica inspirada na crítica, do autor José Mário Pires Azanha, à presença do estilo de investigação educacional, caracterizado como “abstracionismo pedagógico”, que atravessa os estudos acadêmicos na área da educação. Com este tratamento, buscará refletir sobre algumas implicações na educação que advém da apropriação sectária e dogmática dos diferentes discursos que tentam explicar o que seria a dificuldade de aprender e/ou ensinar a leitura, a partir de princípios generalizados que desprezariam a descrição de aspectos da concretude que constitui a dinâmica da cotidianidade das relações pedagógicas, na escola. Nesse sentido, intentará analisar representações teóricas disseminadas por discursos que distanciariam o olhar do (a) pesquisador (a) de situações complexas, imbricadas na relação pedagógica e no seu contexto social e histórico, as quais contribuiriam, a nosso ver, para maior compreensão das diferentes perspectivas de uso dos conceitos de crise da leitura e de crise da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Flávia de Camargo Borin, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Marilia Flavia de Camargo Borin é doutoranda e mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia, com especialização lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Educação Especial. Integrante dos grupos de estudos na FEUSP: Filosofia da Educação, Linguagem e Pragmática (FELP), sob a orientação da professora Cristiane Maria Cornélia Gottschalk, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (GEPAE), sob a orientação do professor Vitor Paro. Professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, desde 1996.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5564315186890580

Referências

REFERÊNCIAS:

AMPARO, Patrícia Aparecida do. Práticas de leitura hoje: representações em conflito. Tese (doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2017.

AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisas. In: Revista USP, n. 8. São Paulo, CCS – USP. dez/jan/fev. p.65-69. 1990-91.

______. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

______. Uma ideia de pesquisa educacional. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

BOTO, Carlota. Trilhas de um mestre: o legado político e pedagógico de José Mário Pires Azanha. In: Revista USP, n.93, São Paulo. p. 211-224, 2012.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca. José Mario Pires Azanha. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

CHARTIER, Anne-Marrie. Leitura escolar: Entre pedagogia e sociologia. In: Revista Brasileira de Educação, n. 0, Set/Out/Nov, 1995a.

CHARTIER, Anne-Marrie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura – 1880-1990. Tradução: Osvaldo Biato e Sérgio Bath. Revisão técnica: Maria Thereza Fraga Rocco. São Paulo: Editora Ática, 1995b.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura, literatura e escola: subsídios para uma reflexão sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA, Ana Cristina Champoudry Nascimento. Entre a crise e a mudança: a constituição do ensino de leitura como objeto de pesquisa em investigações acadêmicas. Dissertação (mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2012.

ZILBERMAN, Regina. Os Congressos de Leitura (COLEs) e a crise de leitura, então e agora. In: Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.34, n.67, p.27-38, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

BORIN, M. F. DE C. É POSSÍVEL EXPLICAR O QUE É O FRACASSO ESCOLAR DA LEITURA? : UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O USO ABSTRATO DE CONCEITOS DE CRISE DA LEITURA E DE CRISE DA ESCOLA. Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 11 - 31, 31 dez. 2023.