A LEITURA LITERÁRIA E O PERCURSO FORMATIVO DO LEITOR COM TEA:

estratégias de mediação com a obra Um mundinho de paz

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Leitura, Mediação, Texto Literário, TEA

Resumo

Esta investigação acadêmica analisa as potencialidades e fragilidades que a obra Um Mundinho de Paz, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, provocou a dois estudantes com Transtorno do Espectro Austista incluídos em classes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no Rio de Janeiro. O espaço de interação entre leitor e obra ocorreu na Sala de Leitura e mediada por minha atuação como Agente de Apoio à Educação Especial, a partir do desenvolvimento de estratégias pedagógicas com os elementos atrativos do livro e as diferentes possibilidades de trabalho, leituras e construção de significados realizados.

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Biografia do Autor

  • Manuela Sendim Tavares Alves, CESPEB/UFRJ

    Graduada em Letras - Português e Literatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós-graduada em Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pelo CESPEB/UFRJ e em Biblioteconomia pela Faculdade Única. Pós-graduanda em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego. Servidora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no cargo de Agente de Apoio à Educação Especial.

     

    http://lattes.cnpq.br/5848668502224125

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

A LEITURA LITERÁRIA E O PERCURSO FORMATIVO DO LEITOR COM TEA:: estratégias de mediação com a obra Um mundinho de paz. Sede de Ler, Niterói, v. 13, n. 1, p. 66–84, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/57880. Acesso em: 12 nov. 2025.