A LEITURA LITERÁRIA E O PERCURSO FORMATIVO DO LEITOR COM TEA:

estratégias de mediação com a obra Um mundinho de paz

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Leitura, Mediação, Texto Literário, TEA

Resumo

Esta investigação acadêmica analisa as potencialidades e fragilidades que a obra Um Mundinho de Paz, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, provocou a dois estudantes com Transtorno do Espectro Austista incluídos em classes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no Rio de Janeiro. O espaço de interação entre leitor e obra ocorreu na Sala de Leitura e mediada por minha atuação como Agente de Apoio à Educação Especial, a partir do desenvolvimento de estratégias pedagógicas com os elementos atrativos do livro e as diferentes possibilidades de trabalho, leituras e construção de significados realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Sendim Tavares Alves, CESPEB/UFRJ

Graduada em Letras - Português e Literatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós-graduada em Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pelo CESPEB/UFRJ e em Biblioteconomia pela Faculdade Única. Pós-graduanda em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego. Servidora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no cargo de Agente de Apoio à Educação Especial.

 

http://lattes.cnpq.br/5848668502224125

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

ALVES, M. S. T. A LEITURA LITERÁRIA E O PERCURSO FORMATIVO DO LEITOR COM TEA:: estratégias de mediação com a obra Um mundinho de paz. Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 66 - 84, 31 dez. 2023.