Vozes femininas na Literatura Indígena Contemporânea
As sementes poéticas de Aline Rochedo Pachamama e Márcia Wayna Kambeba
Palavras-chave:
Literatura Indígena Contemporânea., Aline Rochedo Pachamama., Márcia Wayna Kambeba.Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta uma análise dos discursos poéticos de Aline Rochedo Pachamama, do povo Puri da Mantiqueira, e de Márcia Wayna Kambeba, do povo Omágua/Kambeba, como instrumentos de reafirmação de identidade, resistência e de um múltiplo movimento cultural. Como focos de análise, selecionamos poemas de Pachamama: a poesia está na alma de quem escreve (2021) e Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade (2020). Obras que contribuem para desconstruir os estereótipos frequentes na representação do sujeito indígena elaborada pelo olhar eurocêntrico e que apresentam uma linguagem literária multimodal vinculada à oralidade. Partimos da reflexão de Candido (2011) sobre o direito à literatura, entendido, em sentido amplo, como um bem indispensável à nossa humanização. Apresentamos, também, conceitos de literatura indígena elaborados por Graúna (2003), Munduruku (2017), Dorrico (2017) e Thiél (2012) e um breve levantamento das escritoras indígenas do cenário literário do Brasil. Para tal, como caminho teórico-metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter interpretativo a partir da apreciação sensível dos traços dos textos (DURÃO, 2015). Além disso, buscamos apontar, a partir de um viés comparativo (CARVALHAL, 2006), a intertextualidade existente entre os poemas escolhidos. Desta forma, este trabalho pretende contribuir para as transformações de uma realidade de silenciamento dos povos originários e de sua produção literária.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Indígena. Aline Rochedo Pachamama. Márcia Wayna Kambeba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).