Um RELATO DA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS “OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO”
Palavras-chave:
Linguagem, Literatura, EnsinoResumo
O presente trabalho é o relato da experiência vivida pela Coordenação de Sala de Leitura e Biblioteca Escolares da Rede Pública Municipal de Itaboraí no ano de 2022, especificamente na Formação dos professores do projeto Oficina de Leitura e Produção Textual. Este projeto tem como objetivo o reforço nas habilidades e competências leitora e de escrita, em função da defasagem de aprendizagem ocorrida nos dois anos de afastamento social em função do COVID-2019. Coube a CSLBE fazer a formação e elaborar materiais para os profissionais da oficina que são professores de Língua Portuguesa, apresentando a estes, uma proposta de estudo da língua, já defendida por linguista há algum tempo, que não apresente a dicotomia literatura/gramática, ou apenas um estudo metalinguístico desta. Este trabalho teve como base o clássico “O texto na sala de aula, organizado por Geraldi (2012), no qual foram considerados os entraves salientados por autores como Leite (2012), Possenti (2012) e o próprio Geraldi, além da Dramática de Bagno (2014) e das estratégias de leitura e uso da literatura defendidos por Solé (1998) e Colomer (2007) e para abordar a linguagem a partir dos Descritores da Língua Portuguesa, Pestana (1998).O desafio foi então montar oficinas de linguagem nas quais o texto, em especial o texto literário infantil e juvenil, fosse o objeto de estudo. Os textos foram escolhidos a partir das suas temáticas, considerando os autores homenageados pela rede na Feira Municipal do Livro e a compreensão e a interpretação analisadas através dos descritores.
Palavras Chave: Linguagem, Literatura, Ensino
Downloads
Referências
BAGNO, M. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2000.
COLOMER,teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola-São Paulo,Global,2007
GERALDI,Wanderley(org) O texto na sala de aula-São Paulo:Anglo,2012
LEITE, Ligia Chiapinni de Moraes GERALDI, Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In O texto na sala de aula. Geraldi, João Wanderley(org)-São Paulo :Anglo,2012
SOLÉ, Isabel-. Estratégias de Leitura-6ª ed.-Porto Alegre: Artmed,1998
PESTANA, Inês O sistema de Avaliação Brasileiro -In: Revista brasileira de estudos pedagógicos, 1998 - rbep.inep.gov.br
POSSENTI, Sírio-Sobre o ensino de Português na escola in O texto na sala de aula. Geraldi, João Wanderley(org)-São Paulo :Anglo,2012
BRASIL, Ministério da Educação. B. Prova Brasil: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008
Referencial Curricular Municipal de Itaboraí econtra-se no endereço eletrônico: https://portalnovo.ib.itaborai.rj.gov.br/40699/referencial-curricular-da-rede-publica-municipal-de-ensino-de-itaborai/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).