Um RELATO DA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS “OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO”

Autores

  • Heloisa Souza SEMED- Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí
  • Rosane Melo Paiva SEMED- Itaboraí

Palavras-chave:

Linguagem, Literatura, Ensino

Resumo

 O presente trabalho é o relato da experiência vivida pela Coordenação de Sala de Leitura e Biblioteca Escolares da Rede Pública Municipal de Itaboraí no ano de 2022, especificamente na Formação dos professores do projeto Oficina de Leitura e Produção Textual. Este projeto tem como objetivo o reforço nas habilidades e competências leitora e de escrita, em função da defasagem de aprendizagem ocorrida nos dois anos de afastamento social em função do COVID-2019. Coube a CSLBE fazer a formação e elaborar materiais para os profissionais da oficina que são professores de Língua Portuguesa, apresentando a estes, uma proposta de estudo da língua, já defendida por linguista há algum tempo, que não apresente a dicotomia literatura/gramática, ou apenas um estudo metalinguístico desta. Este trabalho teve como base o clássico “O texto na sala de aula, organizado por  Geraldi (2012), no qual foram considerados os entraves salientados por autores como Leite (2012), Possenti (2012) e o próprio Geraldi, além da Dramática de  Bagno (2014) e das estratégias de leitura e uso da literatura defendidos por Solé (1998) e Colomer (2007) e para abordar a linguagem a partir dos Descritores da Língua Portuguesa, Pestana (1998).O desafio foi então montar oficinas de linguagem nas quais o texto, em especial o texto literário infantil e juvenil, fosse o objeto de estudo. Os textos foram escolhidos a partir das suas temáticas, considerando os autores homenageados pela rede na Feira Municipal do Livro e a compreensão e a interpretação analisadas através dos descritores.

 Palavras Chave: Linguagem, Literatura, Ensino

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Biografia do Autor

Rosane Melo Paiva, SEMED- Itaboraí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Plínio Leite. Atua como assessora pedagógica da Sala de Leitura e dos Espaços de Leitura e Pesquisa na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e é professora regente do ciclo de alfabetização na Rede Municipal de Niterói.

Referências

BAGNO, M. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2000.

COLOMER,teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola-São Paulo,Global,2007

GERALDI,Wanderley(org) O texto na sala de aula-São Paulo:Anglo,2012

LEITE, Ligia Chiapinni de Moraes GERALDI, Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In O texto na sala de aula. Geraldi, João Wanderley(org)-São Paulo :Anglo,2012

SOLÉ, Isabel-. Estratégias de Leitura-6ª ed.-Porto Alegre: Artmed,1998

PESTANA, Inês O sistema de Avaliação Brasileiro -In: Revista brasileira de estudos pedagógicos, 1998 - rbep.inep.gov.br

POSSENTI, Sírio-Sobre o ensino de Português na escola in O texto na sala de aula. Geraldi, João Wanderley(org)-São Paulo :Anglo,2012

BRASIL, Ministério da Educação. B. Prova Brasil: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008

Referencial Curricular Municipal de Itaboraí econtra-se no endereço eletrônico: https://portalnovo.ib.itaborai.rj.gov.br/40699/referencial-curricular-da-rede-publica-municipal-de-ensino-de-itaborai/

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

SOUZA, H.; ROSANE PAIVA. Um RELATO DA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS “OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO”. Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 123 - 136, 31 dez. 2023.

Edição

Seção

Relato de Experiência