Entrevista com Cecilia Goulart para a Revista Sede de Ler

Autores

  • Cecília Goulart UFF
  • Danuse Pereira Vieira UFF
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues UFF

Palavras-chave:

Entrevista, PROALE, Cecília Goulart

Resumo

Danuse Pereira Vieira e Jéssica do Nascimento Rodrigues (DPV e JNR): Cecilia, para nós, é uma honra entrevistá-la para a 13.a edição da Sede de Ler, revista do nosso PROALE, programa de extensão cuja história nos conta muito sobre o seu trabalho. Sua trajetória como professora, pesquisadora e profissional é sempre um convite para novas partilhas com leitoras-professoras e leitores-professores em contínua formação. Antes de apresentarmos nossa primeira pergunta, pedimos que, bem à vontade, teça algumas considerações sobre o seu trabalho na Revista Sede de Ler, quando dela foi coordenadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Goulart, UFF

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1992-2022). Doutora em Letras, sub-área de Linguística Aplicada, na PUC-Rio (1997). Pós-doutorado na UNICAMP. Continua coordenando o grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas, desenvolvendo estudos voltados para a compreensão tanto da natureza da escrita quanto de processos de aprendizagem e de ensino da escrita.

Danuse Pereira Vieira, UFF

Licenciada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),doutora e mestra em Linguística Aplicada (UFRJ). Atuou por 26 anos na Educação Básica, docente na rede pública ( SEEDUC-RJ/SME-RJ) e privada do Rio de Janeiro. Professora Adjunta C III na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2023).Docente e pesquisadora no curso de Licenciatura em Letras (2015). Pesquisadora do grupo de pesquisa GEPLEA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica) e colaboradora do Labla (Laboratório de Letramento Acadêmico). Coordenadora do programa de extensão denominado PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2023).Coordenadora de Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2023).Trabalha nas áreas de Educação Linguística e de Linguística Aplicada. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: práticas de leitura-escrita, formação do leitor, formação de professores, letramento acadêmico.

Jéssica do Nascimento Rodrigues, UFF

Doutora em Educação e Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), vinculada ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE), Campus Gragoatá, Niterói, RJ. É professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLing) do Instituto de Letras da mesma Universidade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coordenadora do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

GOULART, C.; VIEIRA, D. P.; RODRIGUES, J. DO N. Entrevista com Cecilia Goulart para a Revista Sede de Ler. Sede de Ler, v. 13, n. 1, p. 158 - 173, 31 dez. 2023.