REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
O Ato de Ler; Ensino de Leitura; Literatura na Escola.Resumo
O ensino da leitura literária nas escolas públicas do Brasil apresenta-se ainda de maneira tímida e desprovida de sentido para os educandos, em decorrência de uma série de fatores dentre eles, destacamos os seguintes: condições precárias do processo formativo dos docentes, limitações do acesso aos livros, falta de políticas públicas efetivas, dentre outras questões. Diante de tais verificações, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino da leitura literária no “chão das escolas” públicas, apontando determinadas problemáticas que giram em torno da inserção da leitura literária no atual cenário educacional, além de apontar algumas considerações sobre as práticas de leitura na sala de aula. Os reflexos no desenvolvimento das competências concernentes ao letramento literário dos educandos perpassam pela ineficácia das práticas de ensino realizadas nas instituições escolares. Assim, objetivamos produzir recursos, a nível de conhecimento educacionais, capazes de contribuir com o desenvolvimento da formação de leitores literários conscientes da relevância do papel do texto literário nos diversos contextos.
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