REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

Autores

  • Juliane de Carvalho Correia UEFS
  • Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

O Ato de Ler; Ensino de Leitura; Literatura na Escola.

Resumo

O ensino da leitura literária nas escolas públicas do Brasil apresenta-se ainda de maneira tímida e desprovida de sentido para os educandos, em decorrência de uma série de fatores dentre eles, destacamos os seguintes: condições precárias do processo formativo dos docentes, limitações do acesso aos livros, falta de políticas públicas efetivas, dentre outras questões. Diante de tais verificações, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino da leitura literária no “chão das escolas” públicas, apontando determinadas problemáticas que giram em torno da inserção da leitura literária no atual cenário educacional, além de apontar algumas considerações sobre as práticas de leitura na sala de aula. Os reflexos no desenvolvimento das competências concernentes ao letramento literário dos educandos perpassam pela ineficácia das práticas de ensino realizadas nas instituições escolares. Assim, objetivamos produzir recursos, a nível de conhecimento educacionais, capazes de contribuir com o desenvolvimento da formação de leitores literários conscientes da relevância do papel do texto literário nos diversos contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane de Carvalho Correia, UEFS

Mestranda em Estudos Literários (Progel/UEFS). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2021), Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI, Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UNIASSELVI). Integra o Programa de Extensão Observatório de Contação de Histórias (PROEX-UEFS) e encanta o público, contando e soprando as Histórias da Tradição Oral pelos diversos espaços etnoformativos.

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos , Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutorado em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (Departamento de Educação). Coordenou O Estágio Supervisionado dos Cursos de Letras do Centro Universitário Jorge Amado no período de 2011 a 2018. É Membro dos Grupos de Pesquisa : Literaturas e Cinemas: confluências e problematizações (UFRPE-UAST); Grupo de Pesquisa "Tal formação, tal ensino ? Uma (re)leitura das políticas de sentido do ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula" e do Grupo de Pesquisa em Poéticas Orais onde participa da pesquisa do grupo de "Cacimba de Histórias: Vidas e Saberes dos Contadores de Histórias Tradicionais de cidades do Interior da Bahia". Coordenou o núcleo de Língua Portuguesa e Artes do Programa Residência Pedagógica. Coordena o Projeto de Extensão "Literatura e ensino: alternativas metodológicas na formação dos licenciandos em letras-UEFS" (resolução CONSEPE 077/2019).Atua como docente do Programa de Pós-graduação - ProfLetras (UEFS-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários PROGEL (UEFS). Assessor ad hoc do PNLD-Literário 2019/2020. Tem larga experiência na área de Letras, - ensino básico e superior - com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Referências

ABE, St. Retratos da leitura no Brasil: porque estamos perdendo leitores. 2020. Disponível em:. Acesso: 12 fev. 2024.

AGUIAR, V. T. Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. O saldo da leitura. p. 29-34. – São Paulo, Parábola, 2013

ALVES DE OLIVEIRA, M. A.; PINHEIRO DE VASCONCELOS, F. F. LEITURA E ESCRITA: uma proposta de reflexão e análise sobre a língua com o gênero textual autobiografia. PERcursos Linguísticos, [S. I.], v. 12. n. 31, p.241-260,Vitória-ES, 2022. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/percursos/article/view/38725. Acesso em: 10 jan. 2024.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial,

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BARBOSA, J. A. Literatura Nunca é Apenas Literatura. Série Ideias n. 17, p.: 21-26, São Paulo, 1994.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades,1995.

COLOMER, T. Andar entre livros : a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo : Global, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

COSSON, R. Como Criar Círculos de Leitura na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2021.

COUTINHO, A. Caminhos do Pensamento Crítico. Organização de Afrânio Coutinho. – Rio de Janeiro: Pallas; Brasília : INL. 1997.

FREIRE, P. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. – 21ª. ed. São Paulo : Autores Associados : Cortez, 1988.

GALEANO, E. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. 9. ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.

PIGLIA, R. O último leitor. Tradução Heloisa Jahn. – São Paulo : Companhia das Letras, 2006.

PINHEIRO DE VASCONCELOS, F. F. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOSCURSOS DE LETRAS E SUAS IMPLICAÇÕESNO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃOBÁSICA. Revista mais educação [recurso eletrônico] / [Editora chefe] FabíolaLarissa Tavares – Vol. 3,n. 7, p. 774-786. São Caetano do Sul : Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020. Disponível em: https://www.revistamaiseducacao.com/sumario-v3-n7-2020. Acesso em: 29 jan. 2024.

VILAS BOAS, F. S. O. Histórias de leitura e formação do Professor-Leitor : perspectivas (auto)biográficas. Salvador : EDUFBA, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

DE CARVALHO CORREIA, J.; PINHEIRO DE VASCONCELOS , F. F. . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA. Sede de Ler, v. 14, n. 1, p. sel024010, 21 dez. 2024.