A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luana Carolina Marciano Maciel Marquezini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel; Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – (SEMED)
  • Cecília Silva Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – (SEMED)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Relatos de experiência, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo é resultado dos estudos desenvolvidos ao longo de nossa trajetória de Prática de Ensino, em consonância às observações e atividades de regência realizadas em Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Cascavel, e tem como objetivo principal discorrer sobre a Interdisciplinaridade dos componentes curriculares propostos no Currículo da Rede Municipal de Ensino. A justificativa deste trabalho se dá em virtude das atividades realizadas em campo, que culminaram no reconhecimento da importância da interdisciplinaridade para a ciência, enquanto orientação epistemológica, bem como sobre o encadeamento da interdisciplinaridade no processo de ensino e de aprendizagem. Por conseguinte, autores como Japiassu (1976), Frigotto (1995) e Morin (2005) foram eleitos para fundamentar as análises propostas, tanto a nível teórico quanto metodológico nas atividades de campo. Quanto às atividades docentes realizadas no CMEI, que foram conduzidas com base neste recurso e relatadas neste texto, consideramos que foram significativas para promover a relação entre Teoria e Prática, em especial a partir da perspectiva da interdisciplinaridade enquanto proposta educacional na qual vislumbra a apropriação dos conhecimentos pelos sujeitos e sua plena emancipação.

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Biografia do Autor

Luana Carolina Marciano Maciel Marquezini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel; Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – (SEMED)

Possui Formação de Curso técnico profissionalizante em Formação Docentes (Magistério) no Colégio Estadual Presidente Roosevelt (2014); Atualmente é Professora Municipal de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Cascavel (desde 2015). Possui curso de Inglês Fundamental - promovido pelo programa de ensino de línguas - PEL na Universidade Oeste do Estado do Paraná. (2021). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Positivo (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Infantil. Especialização em Alfabetização e Letramento e também em Psicomotricidade ambas pela Faculdade de Educação São Luís. (2022) Estudante de Mestrado na Universidade Oeste do Paraná/Cascavel - Orientadora: Valdeci Batista de Melo Oliveira - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade - Linha de Pesquisa: Literatura, memória, cultura e ensino.

Cecília Silva, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – (SEMED)

Graduada em Pedagogia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Univel - Cascavel/PR. Possui Cursos de Capacitação nas Áreas de Conhecimento da Educação Especial pelo Instituto Neuro de Capacitação Especial do Estado de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Ensino: Secretaria Municipal da Educação - Semed da cidade de Cascavel/PR.

Referências

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

MARCIANO MACIEL MARQUEZINI, L. C.; SILVA, C. . A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Sede de Ler, v. 14, n. 1, p. sel024008, 18 dez. 2024.