A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Relatos de experiência, Educação Infantil.Resumo
Este artigo é resultado dos estudos desenvolvidos ao longo de nossa trajetória de Prática de Ensino, em consonância às observações e atividades de regência realizadas em Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Cascavel, e tem como objetivo principal discorrer sobre a Interdisciplinaridade dos componentes curriculares propostos no Currículo da Rede Municipal de Ensino. A justificativa deste trabalho se dá em virtude das atividades realizadas em campo, que culminaram no reconhecimento da importância da interdisciplinaridade para a ciência, enquanto orientação epistemológica, bem como sobre o encadeamento da interdisciplinaridade no processo de ensino e de aprendizagem. Por conseguinte, autores como Japiassu (1976), Frigotto (1995) e Morin (2005) foram eleitos para fundamentar as análises propostas, tanto a nível teórico quanto metodológico nas atividades de campo. Quanto às atividades docentes realizadas no CMEI, que foram conduzidas com base neste recurso e relatadas neste texto, consideramos que foram significativas para promover a relação entre Teoria e Prática, em especial a partir da perspectiva da interdisciplinaridade enquanto proposta educacional na qual vislumbra a apropriação dos conhecimentos pelos sujeitos e sua plena emancipação.
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