A formação da leitora e do leitor (um verbete)

Autores

  • Nilma Lacerda Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Formação Leitora, leitura, leitura literária

Resumo

No Brasil, o ato de ler ganhou a cena pública na última década do século passado, momento de efetiva articulação de políticas públicas voltadas à formação de leitoras e de leitores. Nos anos de 1920 e 1930, em meio aos debates sobre a perspectiva de uma educação pública para toda a população, o pensamento pioneiro de Monteiro Lobato – de que a criança brasileira, além de ser alfabetizada, fosse também leitora de literatura – mostrou-se um ponto de inflexão na história da leitura no Brasil.

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Biografia do Autor

Nilma Lacerda, Universidade Federal Fluminense

doutora em Letras, com pós-doutorado em História Cultural. Escreve ficção que adultos leem, ficção que crianças e jovens também podem ler, ensaios e obras de cunho acadêmico. Foi professora da Universidade Federal Fluminense e, em sua carreira literária, tem recebido vários prêmios e distinções, dentre os quais o Prêmio Jabuti, o prêmio Rio e o selo White Ravens. Com obras publicadas na América Latina, é também tradutora e colaboradora de periódicos literários.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

LACERDA, N. A formação da leitora e do leitor (um verbete). Sede de Ler, v. 14, n. 1, p. sel024003, 5 set. 2024.