A percepção de estudantes de PLE sobre a marcação do Parâmetro do sujeito nulo:
um estudo de caso no PEC-G (UFF)
Palavras-chave:
Parâmetro do sujeito nulo, Português língua estrangeira, Ensino de língua não maternaResumo
Este trabalho tem como objetivo estudar a percepção dos estudantes de Português Língua Estrangeira sobre as características da sintaxe da língua alvo. Em específico, o objeto de estudo é o preenchimento ou não da posição do sujeito por estudantes francófonos que participaram, ao longo de 2023, do programa PEC-G, matriculados em turmas da Universidade Federal Fluminense. A fim de desenvolver a pesquisa, foram selecionadas seis redações escritas pelos alunos do PEC-G, no segundo semestre de 2023. Esses textos foram analisados e deles foram retirados os dados de sujeitos nulos e plenos em contextos anafóricos que são variáveis no português brasileiro. Os resultados demonstram ser importante que o profissional dessa área reconheça as características das sintaxes da língua alvo, mas também da língua materna dos estudantes a fim de intervir em questões específicas que podem auxiliar o aluno no processo de aprendizagem da L2. O trabalho contribui com o ensino de língua materna e com as discussões sobre a parametrização das línguas naturais.
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