A percepção de estudantes de PLE sobre a marcação do Parâmetro do sujeito nulo:

um estudo de caso no PEC-G (UFF)

Autores

  • Elaine Alves Santos Melo Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-4495-3359
  • Natália Cristina Nogueira Nolasco Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Parâmetro do sujeito nulo, Português língua estrangeira, Ensino de língua não materna

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a percepção dos estudantes de Português Língua Estrangeira sobre as características da sintaxe da língua alvo. Em específico, o objeto de estudo é o preenchimento ou não da posição do sujeito por estudantes francófonos que participaram, ao longo de 2023, do programa PEC-G, matriculados em turmas da Universidade Federal Fluminense. A fim de desenvolver a pesquisa, foram selecionadas seis redações escritas pelos alunos do PEC-G, no segundo semestre de 2023. Esses textos foram analisados e deles foram retirados os dados de sujeitos nulos e plenos em contextos anafóricos que são variáveis no português brasileiro. Os resultados demonstram ser importante que o profissional dessa área reconheça as características das sintaxes da língua alvo, mas também da língua materna dos estudantes a fim de intervir em questões específicas que podem auxiliar o aluno no processo de aprendizagem da L2. O trabalho contribui com o ensino de língua materna e com as discussões sobre a parametrização das línguas naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Alves Santos Melo, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), docente da Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa da UFF e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Linha 1 - da UFF. É Bacharel e Licenciada em Letras - Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestra e doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da educação básica, tendo atuado na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e em escolas privadas. É líder do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF), onde desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão. Tem como foco de pesquisa a sintaxe do português por um viés formalista, orientando trabalhos sobre ensino de Língua Portuguesa, mudança e descrição linguística.

Natália Cristina Nogueira Nolasco, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal Fluminense, onde também realizou a Especialização em Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF) e atua como professora de Português Língua Estrangeira. 

Referências

BEZERRA, Jéssica da Silva. Do sujeito nulo ao sujeito pleno no Português do Brasil: duas hipóteses para explicar o fenômeno. Trabalho de Conclusão do Curso de Letras Português (licenciatura) da Universidade de Brasília, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep. Caderno de questões - Exame Celpe-Bras. Brasília, DF, 2014.2. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp-content/uploads/2021/12/2014_2-Caderno-de-Questoes.pdf. Acesso em abril de 2024.

CYRINO, S. M.L.; DUARTE, M.E. L. & KATO, M. A. Visible subjects and invisible clitics in Brazilian Portuguese. In: Kato, M.A. & Negrão, E.V. (Eds.) Brazilian Portuguese and the Null Subject Parameter. Frankfurt: Vervuert-Iberoamericana, 2000, p. 55-104.

DUARTE, M.E. O sujeito nulo referencial no português brasileiro e no português europeu. In: Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Orgs. GALVES, C., KATO, M.A., & ROBERTS, I. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

KATO, M. A., DUARTE, M.E. Restrições na distribuição de sujeitos nulos no Português Brasileiro. VEREDAS on-line – Sintaxe das Línguas Brasileiras 2014/1 – ISSN: 1982-2243. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Juiz de Fora; KATO, M. A. & NEGRÃO, E.V. Brazilian Portuguese and Null Subject Parameter. Frankfurt: Vervuert-Iberoamericana, 2000, p. 223-258.

KENEDY, Eduardo. Curso básico de linguística gerativa. 1ª Edição 2013. São Paulo: Contexto, 2021.

LOPES Célia Regina dos Santos; CAVALCANTE, Silvia Regina de Oliveira. A cronologia do voceamento no português brasileiro: expansão de você-sujeito e retenção do clítico-te. In: Linguística, 2011;25:30-65.

LUCCHESI, Dante. A variação na concordância verbal no português popular da cidade de Salvador. In: Estudos Linguísticos e Literários. Nº 52, ago-dez|2015, Salvador: pp. 166-204.

MARTINS, M. A., COELHO, I. L., CAVALCANTE, S. R. O. Variação sintática e gerativismo. In: Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. Org: MARTINS, M. A. & ABRAÇADO, J. São Paulo: Editora Contexto, p. 221 – p. 247, 2015.

MELO, Elaine A. S. Construções com SE: evidências da emergência da gramática do português brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ-FL. 2012.

SAMPAIO, Angelo de Souza. A realização do sujeito pronominal em francês por aprendizes brasileiros. 2017. 1v. 132f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SANTOS, Renata Lívia de Araújo. Concordância verbal e suas variáveis. In: Revista Interdisciplinar. Ano VI, V.14, jul-dez de 2011 - ISSN 1980-8879 | p. 101-110

SANKOF, David; SMITH, Eric; TAGLIAMONTE, Sali. (2001) GoldVarb: A multivariate analysis application for Windows. University of York: Department of Language and Linguistic Science and Computer Services.

VERÍSSIMO, V. A evolução do conceito de parâmetro do sujeito nulo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 76-90, 2017.

VITRAL, L.T.; RAMOS, J.M. (2006). Gramaticalização de ‘Você’: um caso de perda de conteúdo semântico, in: Vitral, L.T.; RAMOS, J.M. “Gramaticalização: uma abordagem formal”. 1a ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Belo Horizonte: Faculdade de Letras FALE/UFMG.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

MELO, E. A. S.; NOGUEIRA NOLASCO, N. C. A percepção de estudantes de PLE sobre a marcação do Parâmetro do sujeito nulo:: um estudo de caso no PEC-G (UFF). Sede de Ler, v. 15, n. 1, p. sel025001, 5 maio 2025.