A A REALIZAÇÃO DO DIREITO DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ:

UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM IDADE ENTRE DE 15 E 17 ANOS

Autores

  • Sonia Kaminski de Souza Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

trajetórias escolares, direito à educação, Políticas educacionais, desigualdades educacionais, abordagem longitudinal

Resumo

O presente artigo é um recorte de minha pesquisa de mestrado que teve como objetivo a análise de trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda de 2015 até 2017, buscando reconhecer a existência de padrões desiguais em relação à realização do direito à educação. Discute-se as condições de realização do direito à educação dos jovens observados e o papel do Estado em promover trajetórias escolares protegidas e reduzir as desigualdades educacionais, contextualizando o direito à educação no Brasil, conceitos de juventudes no Brasil; desigualdades educacionais nas trajetórias escolares, justiça escolar e os mecanismos excludentes que resultam no fracasso escolar do sistema de ensino, que não tem garantido a efetivação do direito à educação. As duas coortes analisadas permitem observar as trajetórias dos estudantes em dois períodos distintos, antes e depois da aprovação da EC 59/09, que ampliou a obrigatoriedade da Educação Básica para estudantes de 4 a 17 anos de idade. Ao final da pesquisa, é possível observar que a variável cor/raça foi um dos fatores associados à condição de construção das trajetórias escolares, apontando a existência de uma forte segregação racial presente nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Kaminski de Souza, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Educacional de Araucária (2013), especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2018) e mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais pela UFPR (2022). Ao longo de sua carreira, atuou como professora de Sociologia no Ensino Médio na rede estadual do Paraná, professora de Educação Infantil na rede municipal de Curitiba e professora formadora de docentes na rede municipal de Araucária. Atualmente, é professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Araucária.

Referências

ALVES, M. T. G. Efeito escolar e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5ª série e o fim da 6ª série do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal em escolas públicas no município de Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ARROYO, M.G. O direito à educação e a nova segregação social e racial – Tempos Insatisfatórios? Educação em Revista. Belo Horizonte. V.31.n.03.p.14-47.2015.

BRUEL, A. L. D. O. Distribuição de oportunidades educacionais: o programa de escolha da escola pela família na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 2014. 202f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

COLLARES, C.A.L. Influência da Merenda Escolar no Rendimento em Alfabetização: um Estudo Experimental. Tese de Doutorado apresentada à Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 1982

CRAHAY, M. Poderá a Escola ser Justa e Eficaz? Da igualdade das Oportunidades à Igualdade dos Conhecimentos. 2000

CURY, C. R. J. A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2008

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003.

DAYRELL, J. A Escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Simpósio Internacional “Ciutat.edu: nuevos retos, nuevos compromissos”. Barcelona, 2007.

DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v.34 b.123. p. 539-555. Set/dez. 2004.

FORGIARINI. S.A.B.; SILVA, J.C. Fracasso Escolar no contexto da Escola pública: entre Mitos e Realidades. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/369-4.pdf. Acesso em: 28/11/2021.

FUNDAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF. Repetência, distorção, idade-série e abandono escolar. 2021.

GAYA, T. F. M. As Trajetórias Escolares Do Ensino Fundamental Sob O Olhar Das Políticas Educacionais: Um Estudo Longitudinal No Município De Pinhais De 2009 A 2018. Universidade Federal do Paraná – UFPR, 2019.

GIRALDI, L. P. B. Percepções sobre trajetórias escolares de alunos do Ensino Fundamental: os contextos, os tempos e as relações. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Sinopse Estatística da Educação básica 2019. Brasília: Inep, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Microdados: censo escolar da Educação Básica 2007 – 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 10 junho. 2021.

NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. Escritos da educação. Tradução. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, R. P. Relatório de análise das desigualdades intraescolares no Brasil. Projeto e pesquisas educacionais, 2013.

PALMA, R. C. de B. Fracasso escolar: novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

PAULILO, A. L. A Compreensão Histórica Do Fracasso Escolar No Brasil. Caderno de Pesquisa v. 47. n. 166. P.1252-1267, out/dez. 2017.

SILVA, M. R.; OLIVEIRA, R. G. (orgs). Juventude e Ensino Médio: sentidos e significados da experiência escolar. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2016.

SOTSKI, P.; GELBCKE. V. R. Juventudes e escola: os distanciamentos e as aproximações entre os jovens e o ensino médio. In: Juventudes e Ensino Médio:

Sentidos e significados da experiência nas escolas. Curitiba: UFPR Setor de Educação. 2016.

WALZER, M. Esferas da Justiça: Uma Defesa do Pluralismo e da Igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

KAMINSKI DE SOUZA, S. A A REALIZAÇÃO DO DIREITO DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ:: UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM IDADE ENTRE DE 15 E 17 ANOS. Sede de Ler, v. 15, n. 1, p. sel025002, 5 maio 2025.