Primeiro estágio em língua francesa

reflexões sobre material didático, competência intercultural e integração digital

Autores

  • Higor Lima da Silva USP Autor

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, língua francesa, material didático, competência intercultural, tecnologia educacional

Resumo

Neste relato se descreve as experiências e reflexões do Estágio Curricular Supervisionado em Língua Francesa I, realizado entre abril e agosto de 2022 no Centro de Estudos de Línguas  Professora Alice Chuery, localizado em em Guarulhos – SP. A partir da observação da infraestrutura institucional e das aulas, o estágio permitiu explorar temas como a seleção de materiais didáticos, a promoção da competência intercultural e o uso de recursos digitais no ensino de FLE. Fundamentado em referenciais teóricos como Castelano Rodrigues (2010), CECR (2001), Bertocchini e Constanzo (2008), Cuq (2003), Germain (1993), Leffa (1999), Porcher (2004), Puren (1988) e dos documentos oficiais da República Federativa do Brasil que regulam a Educação do país (Brasil, 1998, 2000, 2018, 2019), em especial no ensino de língua estrangeira e do funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas (CELs); esse relato evidencia a importância da prática docente reflexiva e da adaptação metodológica às realidades locais. Conclui-se que o estágio consolidou a formação inicial do licenciando, destacando desafios e potencialidades do ensino público de línguas estrangeiras na República Federativa do Brasil.

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Biografia do Autor

  • Higor Lima da Silva, USP

    Doutorando e Mestre em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é licenciado em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8850255868436208. E-mail: higorlimadasilva@alumni.usp.br

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Primeiro estágio em língua francesa: reflexões sobre material didático, competência intercultural e integração digital. Sede de Ler, Niterói, v. 15, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/66719. Acesso em: 5 dez. 2025.