REPENSANDO O ENSINO DE INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E INTERCULTURAL CRÍTICA

Autores

  • Beatriz Guerra UFRJ Autor

Palavras-chave:

Ensino decolonial; Interculturalidade crítica; Ação

Resumo

Este artigo explora o potencial das perspectivas decoloniais e interculturais críticas no ensino de Inglês, enfatizando a urgência de desafiar as lógicas coloniais enraizadas em práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos avaliativos. Apoiando-me em autores como Kumaravadivelu (2014), Walsh (2009) e Ishii (2017), o estudo destaca como essas abordagens promovem o pensamento crítico, a inclusão e a ação transformadora em sala de aula. Para ilustrar essas discussões, apresenta-se o projeto Her Music Matters, desenvolvido no curso de Inglês do CLAC-UFRJ, como exemplo de uma proposta pedagógica decolonial e intercultural crítica. Como recurso qualitativo-metodológico, foi utilizado um questionário que teve como objetivo a geração de dados para refletir sobre as contribuições do projeto na promoção de reflexões críticas no ensino da língua inglesa. A partir da temática “mulher no mundo da música”, os dados gerados indicam que os cursistas desestabilizaram a noção de igualdade de ascensão feminina na indústria fonográfica contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Guerra, UFRJ

    Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da mesma instituição. Atua como professora de Inglês na educação básica.

Referências

CASSIO, F. Apresentação: Desbarbarizar a educação. In: CASSIO, F. (Ed.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 12−19.

CANAGARAJAH, A. S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999.

GRAMSCI, A. Selections from the prison notebooks. Trad. Q. Hoare & G. N. Smith. New York: International Publishers, 1971.

ISHII, R. Interculturalidade e ensino de línguas. Muiraquitã, UFAC, v. 5, n. 1, 2017. ISSN 2525-5924.

JANKS, H. Language, power and pedagogy. In: HORNBERGER, N.; McKAY, S. (Eds.). Sociolinguistics and Language Education. Clevedon: Multilingual Matters, 2010.

KUMARAVADIVELU, B. Dangerous liaison: Globalization, empire and TESOL. In: EDGE, J. (Ed.). (Re)locating TESOL in an age of empire. New York: Palgrave Macmillan, 2006. p. 1–26.

KUMARAVADIVELU, B. The decolonial option in English teaching: Can the subaltern act? TESOL Quarterly, Hoboken, v. 50, n. 1, 2016. p. 66-85.

MIGNOLO, W. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Introdução de The darker side of western modernity: global futures, decolonial options (MIGNOLO, 2011). Trad. Marco Oliveira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/abstract/?lang=pt#. https://doi.org/10.17666/329402/2017.

PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialism. New York: Routledge, 1998.

QUIJANO, A. Coloniality of power, ethnocentrism, and Latin America. Nepantla, v. 1, n. 3, 2000. p. 533-580.

RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (Orgs.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 135-159.

ROJO, R. H. R.; MOITA LOPES, L. P. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ministério da Educação, 2004. p. 14-59.

TILIO, R. O CLAC-Inglês na UFRJ: apresentação de um projeto de formação inicial de professores. In: TILIO, R.; BEATO-CANATO, A. P. (Org.). Formação inicial de professores de línguas: experiências em um projeto de extensão universitária. Campinas: Pontes Editores, p. 33-48, 2018

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

REPENSANDO O ENSINO DE INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E INTERCULTURAL CRÍTICA. Sede de Ler, Niterói, v. 15, n. 1, p. sel025007, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/67474. Acesso em: 5 dez. 2025.