REPENSANDO O ENSINO DE INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E INTERCULTURAL CRÍTICA
Palavras-chave:
Ensino decolonial; Interculturalidade crítica; AçãoResumo
Este artigo explora o potencial das perspectivas decoloniais e interculturais críticas no ensino de Inglês, enfatizando a urgência de desafiar as lógicas coloniais enraizadas em práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos avaliativos. Apoiando-me em autores como Kumaravadivelu (2014), Walsh (2009) e Ishii (2017), o estudo destaca como essas abordagens promovem o pensamento crítico, a inclusão e a ação transformadora em sala de aula. Para ilustrar essas discussões, apresenta-se o projeto Her Music Matters, desenvolvido no curso de Inglês do CLAC-UFRJ, como exemplo de uma proposta pedagógica decolonial e intercultural crítica. Como recurso qualitativo-metodológico, foi utilizado um questionário que teve como objetivo a geração de dados para refletir sobre as contribuições do projeto na promoção de reflexões críticas no ensino da língua inglesa. A partir da temática “mulher no mundo da música”, os dados gerados indicam que os cursistas desestabilizaram a noção de igualdade de ascensão feminina na indústria fonográfica contemporânea.
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