Oficina de música no autismo

encontros autênticos e diferença humana

Autores

  • Stephan Malta Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Luísa Azevedo Damasceno Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Nathalie Emmanuelle Hofmann Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Letícia Azevedo Damasceno Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Cecília Albuquerque Reynaud Schaefer Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Alba Cristina Martins da Silveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Autismo, Oficina de música, Filosofia do encontro, Neurodiversidade, Diferença humana

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em apresentar um projeto extensionista desenvolvido na Universidade Federal Fluminense - Projeto Tambores, Cordas e Cantos Plurais - bem como em discutir alguns pressupostos que o fundamentam. O Projeto consiste em uma oficina de música voltada para crianças com autismo, a qual se baseia na técnica da interação e improvisação musical, ou seja, em uma interação que se dá por meio do uso livre e improvisado dos instrumentos musicais, tendo por objetivos promover o bem-estar, melhorar a qualidade de vida e possibilitar a abertura da criança ao mundo bem como o aumento de sua potência vital, favorecendo a manifestação de suas potencialidades. O Projeto se fundamenta na musicoterapia de improvisação, na filosofia do encontro, de Martin Buber e Emmanuel Lévinas, e no paradigma da neurodiversidade., o qual reconhece o autismo como uma diferença e não como uma doença. O trabalho tem cumprido com seus objetivos, no sentido da construção de uma prática interdisciplinar, que integra docentes, profissionais e discentes de várias áreas, bem como possibilitado a construção de encontros autênticos com as crianças, reconhecendo-as em sua unicidade e incomparabilidade, em sua forma única de existir, contribuindo para a valorização da diferença humana.

Biografia do Autor

Stephan Malta Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luísa Azevedo Damasceno, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Nathalie Emmanuelle Hofmann, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Letícia Azevedo Damasceno, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Cecília Albuquerque Reynaud Schaefer, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Alba Cristina Martins da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. .; DAMASCENO, L. A. .; HOFMANN, N. E. .; DAMASCENO, L. A. .; SCHAEFER, C. A. R. .; SILVEIRA, A. C. M. DA . Oficina de música no autismo: encontros autênticos e diferença humana. UFF & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 31-36, 1 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos livres