Ligas Acadêmicas e promoção à saúde da mulher
avanços baseados em pesquisa, ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.29327/2108807.1.2-5Palavras-chave:
Formação profissional, Saúde da mulher, Educação para a saúde, Liga Acadêmica, Tecnologia digitalResumo
As Ligas Acadêmicas são importantes ferramentas de ensino, pesquisa e extensão dentro da graduação, e possibilitam o aprimoramento da autonomia discente. Durante a pandemia da Covid-19, o número de ligas cresceu, sendo necessário adaptação aos novos modelos de promoção da saúde. Assim, a tecnologia digital se mostrou uma ferramenta de trabalho importante e valiosa. Neste quesito, as mídias digitais fomentaram a divulgação de material informativo a partir do segundo semestre de 2020. A criação de uma página em uma plataforma digital (Instagram) e canal no YouTube sobre a saúde da mulher evidenciando suas nuances e recortes (raça/classe/sexualidade) além de estimular o empoderamento feminino também democratizou o acesso à informação de qualidade. Publicado de forma regular, por meio de posts, vídeos (IGTV e Reels), stories, enquetes (caixa de perguntas) e canal de comunicação direta (direct), a organização de eventos científicos como curso de atualização e congresso nacional, possibilitou desmistificar a saúde da mulher. Desse modo, a busca por novas formas de aprendizagem por meio de didáticas inovadoras construídas em conjunto se apresenta como um valioso meio de trabalho, possibilitando construir uma rede que contempla ensino e extensão, contribuindo tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade.
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