Ligas Acadêmicas e promoção à saúde da mulher

avanços baseados em pesquisa, ensino e extensão

Autores

  • Brenda Freitas Pontes Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Belisa Maria Santos da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Beatriz Garcia de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Sthefany Suzana Dantas da Silveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Mariana Tavares da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Jane Baptista Quitete Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/2108807.1.2-5

Palavras-chave:

Formação profissional, Saúde da mulher, Educação para a saúde, Liga Acadêmica, Tecnologia digital

Resumo

As Ligas Acadêmicas são importantes ferramentas de ensino, pesquisa e extensão dentro da graduação, e possibilitam o aprimoramento da autonomia discente. Durante a pandemia da Covid-19, o número de ligas cresceu, sendo necessário adaptação aos novos modelos de promoção da saúde. Assim, a tecnologia digital se mostrou uma ferramenta de trabalho importante e valiosa. Neste quesito, as mídias digitais fomentaram a divulgação de material informativo a partir do segundo semestre de 2020. A criação de uma página em uma plataforma digital (Instagram) e canal no YouTube sobre a saúde da mulher evidenciando suas nuances e recortes (raça/classe/sexualidade) além de estimular o empoderamento feminino também democratizou o acesso à informação de qualidade. Publicado de forma regular, por meio de posts, vídeos (IGTV e Reels), stories, enquetes (caixa de perguntas) e canal de comunicação direta (direct), a organização de eventos científicos como curso de atualização e congresso nacional, possibilitou desmistificar a saúde da mulher. Desse modo, a busca por novas formas de aprendizagem por meio de didáticas inovadoras construídas em conjunto se apresenta como um valioso meio de trabalho, possibilitando construir uma rede que contempla ensino e extensão, contribuindo tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade.

Biografia do Autor

Brenda Freitas Pontes, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Belisa Maria Santos da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Beatriz Garcia de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Sthefany Suzana Dantas da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Mariana Tavares da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Jane Baptista Quitete, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Doutora em Saúde e Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

PONTES, B. F. .; SILVA, B. M. S. DA .; SOUZA, B. G. DE .; SILVEIRA, S. S. D. DA .; SILVA, M. T. DA; QUITETE, J. B. . Ligas Acadêmicas e promoção à saúde da mulher: avanços baseados em pesquisa, ensino e extensão. UFF & Sociedade, v. 1, n. 2, p. 51-58, 1 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de experiência livres