Fazendo balbúrdia

a formação de lideranças para políticas estudantis

Autores

  • Carlos Victor Nascimento dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Victória Araújo de Castro Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Joana Carolina Westrup de Andrade Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Gabriel Duarte Vilela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Formação de lideranças, Políticas estudantis, Política, Justiça, Cidadania

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de criação e desenvolvimento do Curso de Extensão intitulado “Formação de Lideranças para Políticas Estudantis”. O processo de idealização, a criação, a implementação e os possíveis impactos da proposta são detalhados de forma a estimular reflexões acerca de temas como o combate ao bullying nas instituições de ensino, a organização e voz política do movimento estudantil e a necessidade de mudanças na realidade social a partir de maior conscientização, preparo e protagonismo de importantes atores da história brasileira: os estudantes. Como resultado, vários estudantes receberam uma formação capaz de instruir a criação de uma agremiação estudantil, contribuindo diretamente a construção de uma rede solidária de combate à segregação e exclusão social por meio do estímulo à recolocação do estudante no status que jamais deveria ter deixado de ter: o de um agente transformador da realidade social.

Biografia do Autor

Carlos Victor Nascimento dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Victória Araújo de Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Joana Carolina Westrup de Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Gabriel Duarte Vilela, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduando em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Referências

ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010.

BARBOSA, Juliana da Silva Dias; e BATISTA, Danilo Lemos. As mídias sociais na educação. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, Eixo temático 8: Tecnologia, mídia e educação, 2011.

COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

FERREIRA, Marcelo; CARNEIRO, Teresa C. J. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, p. 228-242, maio/jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de Educação a Distância. Revista Educação a Distância, Brasília, n. 4, p. 7-25, dez./ abr., 1993. Disponível em: http://www.educa dores. diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/ NOCOESEAD.PDF. Acesso em: 20 mar. 2020.

PARANÁ. Manual do Grêmio Estudantil. SEED, 2012. Disponível em http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gremio_estudantil/manualgremio.pdf. Acesso em: 13/06/2016.

PAVÃO, Gislaine Cristina; CARBELLO, Sandra Regina Cassol. Grêmio estudantil e gestão escolar democrática: considerações sobre o espaço de participação dos alunos em uma escola pública no noroeste do Paraná. 2010. Disponível em http://www.crc.uem.br/pedagogia/ documentos/tcc_2010/gislaine_pavao.pdf. Acesso em: 13/06/2016.

PESCUMA, Derna. Grêmio estudantil, uma realidade a ser conquistada. Dissertação Universidade Pontifica Católica, São Paulo, 1990.

POERNER, Arthur José. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

ROITMAN, Isaac. Ocupação nas escolas. 2016. Disponível em: http://www.anpg.org.br/?p=11827. Acesso em: 14/06/2016.

RIO DE JANEIRO, Secretaria Municipal de Educação. Grêmio é fundamental: um guia para implementação. Rio de Janeiro, jun. 2013.

SEMPREBOM, Sílvia Maria Pires; RIBEIRO, Fábio Viana. Juventude e participação. 2008. Disponível em http://www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/959- 4.pdf. Acesso em: 13/06/2016.

UNESCO. Aprendizagem aberta e a distância: perspectivas e considerações sobre políticas de qualidade. Florianópolis: UFSC, 1997.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

SANTOS, C. V. N. DOS .; CASTRO, V. A. DE .; ANDRADE, J. C. W. DE .; VILELA, G. D. . Fazendo balbúrdia: a formação de lideranças para políticas estudantis. UFF & Sociedade, v. 1, n. 3, p. 6-16, 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos livres