Pré-Universitário Oficina do Saber

Perspectivas

Autores

  • José Nilton de Sousa Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Hugo Farias de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Acesso ao Ensino Superior, Educação, Racismo, Desigualdade, População Negra

Resumo

O Pré-Universitário participa do esforço coletivo de inclusão da população negra e/ou pobre no ensino superior público, reconhecendo a formação intelectual como variável importantíssima no combate às desigualdades sociais e ao racismo que permeiam a sociedade brasileira. Difere dos demais grupos que se envolvem com a temática pelo aspecto de pertencimento a uma universidade pública e por conter a preocupação com a formação do estudante universitário, seja como campo de estágio, atividade extracurricular ou mesmo participação voluntária. O ensaio expõe quatro aspectos que vêm demarcando o projeto ao longo de vinte e dois anos e, como tal, devem ser problematizados para melhores elucidações. São eles: o cotidiano; as cotas raciais; os alunos do Pré-Universitário e da Atualização; e autocondução, solidariedade e entorno.

Biografia do Autor

José Nilton de Sousa, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutor em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Hugo Farias de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BRASIL, Lei Nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2014.

JURISWAY. Fraude nas cotas raciais pode se tornar crime previsto no Código Penal. Jusbrasil, 2015. Disponível em: https:// www.jusbrasil.com.br/noticias/fraude-nas-cotas-raciais-pode-se-tornar-crime-previsto-no-codigo-penal/238061643. Acesso em: 14 de maio de 2023.

KERSTENETZKY, C L. Políticas sociais: focalização ou universalização? Revista de Economia Política. Vol. 26, nº 4 (104). Dez, 2006. Disponível em: http://academico.direitorio.fgv. br/ccmw/images/7/72/Celia.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2022.

SANTOS, A. C. S. Mapeamento dos Pré-vestibulares do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro 2020. http://nides.ufrj. br/index.php/publicacoes/dissertacoes.

Sistema de cotas da UERJ completa uma década com indicadores positivos. UERJ em Questão, janeiro/fevereiro de 2013. Disponível em: https://www.uerj.br/wp-content/ uploads/2019/01/uerjemquestao97.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2023.

SOUSA, J. N. de; RIBEIRO, P. C. (Org.). Pré-Universitário Oficina do Saber - Uma Experiência em Educação. 1ª ed. Niterói: Editora da UFF, 2012.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

SOUSA, J. N. DE .; SOUSA, H. F. DE . Pré-Universitário Oficina do Saber: Perspectivas. UFF & Sociedade, v. 1, n. 3, p. 17-25, 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos livres