Metodologia ativa e perspectiva de gênero em formação voltada para o mercado fotovoltaico

um estudo de caso

Autores

  • Tatiana de Abreu Moura Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Marcos Alexandre Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Energia solar, Gênero

Resumo

No presente trabalho foi realizada a avaliação de práticas de inclusão e garantia de participação feminina em ação de Extensão Universitária, curso de formação para o mercado fotovoltaico (dito sustentável e comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio); inclui-se análise de cursos e programas de treinamento disponíveis na região metropolitana do Rio de Janeiro. A avaliação foi feita com base nas percepções diretas das participantes (aplicação de questionário eletrônico), com conclusões corroboradas, ou não, por consulta direta às alunas. Como resultado foi possível perceber que a metodologia ativa aplicada, um ambiente acolhedor e seguro para essas meninas e a presença feminina das tutoras do curso foram aspectos fundamentais para aumentar a participação de gênero e assim aumentar a participação feminina nesse mercado.

Biografia do Autor

Tatiana de Abreu Moura, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Marcos Alexandre Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

MOURA, T. DE A. .; TEIXEIRA, M. A. . Metodologia ativa e perspectiva de gênero em formação voltada para o mercado fotovoltaico: um estudo de caso. UFF & Sociedade, v. 1, n. 3, p. 34-47, 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Relatos de experiência livres