Conscientização sobre o autismo

relato de experiência de ação desenvolvida na Comunidade da Maré

Autores

  • Maria Isabel do Nascimento Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Antonio Duarte Guedes Filho Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Jaqueline dos Santos Rodrigues Creche Vivendo e Aprendendo – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Amanda Ribeiro de Lima Creche Vivendo e Aprendendo – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Wender Emiliano Soares Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Luis Antonio dos Santos Diego Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Desenvolvimento infantil, Relações comunidade-instituição

Resumo

Este relato de experiência enfatiza a aproximação universidade-territorialidades e descreve a ação de campo que inaugurou as atividades do projeto de extensão intitulado “Saúde e educação para a vida em conversas com crianças, pais e professores na Comunidade da Maré”. O projeto de extensão visa articular temas de saúde e educação considerados transversais à educação básica, valorizando o conhecimento popular e o acadêmico. A estratégia metodológica consiste no desenvolvimento de oficinas que são realizadas nas dependências da escola parceira localizada na Comunidade da Maré. As conversas são orientadas pelas demandas e necessidades das pessoas da comunidade. A conscientização sobre o autismo foi o tema inaugural posto a campo na data da celebração, dia 2 de abril de 2022. Na agenda estão outras demandas que perpassam pelo (i) uso consciente da internet, (ii) prevenção do câncer de pele, (iii) saúde do homem, (iv) racismo e discriminação, (v) responsabilidade com o meio ambiente, (vi) educação sexual etc. A ideia é trabalhar os conteúdos estruturantes da formação educacional das crianças, bem como dar a elas a oportunidade de protagonizar experiências novas, reconhecendo como legítimo os saberes trazidos por elas mesmas e pelos demais participantes. Nesse sentido, ouvir as crianças e dialogar com elas é tratar, no presente, de trocas de ideias que não só importam ou atraem a atenção delas hoje, mas que podem impactar no futuro.

Biografia do Autor

Maria Isabel do Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Antonio Duarte Guedes Filho, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduando em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Wender Emiliano Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduando em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Luis Antonio dos Santos Diego, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutor em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, SP, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

NASCIMENTO, M. I. DO .; FILHO, A. D. G. .; RODRIGUES, J. DOS S. .; LIMA, A. R. DE .; SOARES, W. E. .; DIEGO, L. A. DOS S. . Conscientização sobre o autismo: relato de experiência de ação desenvolvida na Comunidade da Maré. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-9 e040403, 8 mar. 2024.