Artes, diversidade cultural e educação
uma experiência de extensão, ensino e pesquisa
Palavras-chave:
Arte-educação, Produtos didáticos digitais, Diversidade culturalResumo
O artigo apresenta o projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF) “Artes, Diversidade Cultural e Educação”, desenvolvido desde 2019. Remodelado para uma ação remota em razão da pandemia do COVID 19 nos anos de 2020 e 2021 voltou como ação presencial em 2023. Trata-se de projeto de extensão, articulado à disciplina optativa da graduação e voltado para a formação continuada de educadores(as) das redes municipais de Rio das Ostras e de Macaé/RJ. Envolve também os discentes do curso de Produção Cultural da UFF, campus Rio das Ostras. A combinação de discentes da graduação e docentes da rede de ensino municipal têm possibilitado a formação de grupos heterogêneos para a pesquisa-intervenção e o desenvolvimento de produtos digitais de apoio didático com ênfase na diversidade cultural, tendo nas artes um meio de promover a reflexão dos envolvidos na ação. Experiência essa que tem auxiliado na implementação da creditação da extensão no currículo da graduação da Produção Cultural.
Referências
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997a.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural/orientação sexual. Brasília, DF, Secretaria de Educação Fundamental, 1997b.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ed. Atica, 1991.
DaMATTA, Roberto. Reflexões sobre interdisciplinaridade – uma perspectiva antropológica. Revista Tempo Brasileiro, [S. l.], n. 113, p. 35-58, 1993.
CANCLINI, Nestor. “Los usos sociales del patrimônio cultural”. In: AGUILAR CRIADO, Encarnacion (Ed.). Patrimonio etnológico: nuevas perspectivas de estúdio. Sevilla: Ed. Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico / Fundación Machado, 1999. p. 16-33.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GEERTZ, Clifford. O saber local – novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1998.
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. Petrópolis: Vozes, 2020.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROCHA, Gilmar; RUSSI, Adriana. “Educação patrimonial - o inventário de uma experiência”. In ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra (Orgs.). Educação e antropologia - construindo metodologias de pesquisa. Curitiba: CRV, 2013a, p. 113-137.
ROCHA, Gilmar; RUSSI, Adriana; ALVAREZ, Johnny. Etnoeducação patrimonial – reflexões antropológicas em torno de uma experiencia de formação de professores. Pro-Posiçoes, Campinas, v. 24, n. 2, p. 55-67, 2013b.
RUSSI, Adriana; ROCHA, Gilmar. “Práticas artesanais, artefatos e artesãos -alguns saberes de Orixiiná/PA revelados num inventario”. In CARVALHO, Luciana Gonçalves (Org.). Patrimônio cultural na Amazonia - inventários e intervenções. Santarém: UFOP, 2013, p. 15-40
SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologis do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo - a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural. Paris: UNESCO, 1972.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração universal sobre a diversidade cultural. [S. l.]: UNESCO, 2001.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Paris: UNESCO, 2005.