Liga acadêmica de oncologia e genética no campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras

uma estratégia de ensino-aprendizado-extensão

Autores

  • Leila Leontina do Couto Barcia Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Yasmin de Miranda Sant’Ana Valle Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Vitor de Oliveira Bastos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Mariana Lopes de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Quezia Falcão Soares Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil
  • Laura Santos de Castro Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Universidades, Genética, Neoplasias, Pandemia

Resumo

A criação de uma liga acadêmica no espaço universitário cumpre o papel de associar o ensino, pesquisa e extensão oferecendo um espaço acadêmico de autonomia aos discentes envolvidos como uma atividade curricular, mas durante a pandemia do Covid-19 foi um desafio. O objetivo  foi  descrever a experiência da implantação de uma Liga Acadêmica sobre oncologia e genética por estudantes de graduação da área da saúde na universidade e comunidade. Metodologia: Estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, retratando a implementação da Liga Acadêmica em uma universidade pública no interior do estado do Rio de Janeiro. Resultados: Um breve histórico da implantação da LAOGRO na Universidade Federal Fluminense - Campus Rio Das Ostras; Estratégias de atrair candidatos: prova de seleção e realização dos encontros; Principais desafios e limites enfrentados com a implementação da LAOGRO. Conclusão: A criação da LAOGRO favoreceu preencher uma lacuna de  conhecimento na oncologia e genética através de atividades de educação à distância, a implementação da conjugação do ensino, pesquisa e extensão com a participação ativa dos discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade. A exploração de temáticas atrativas e a realização do processo seletivo para recrutamento de ligantes atraiu os candidatos. Posto isto, apesar dos desafios de comunicação durante a pandemia de Covid-19, a Liga proporcionou o canal de comunicação com inclusão e diálogo de todos os envolvidos, tendo o compromisso de despertar conhecimento contribuindo assim para formação de futuros profissionais de saúde e corroborando a promoção de saúde da comunidade.

Biografia do Autor

Leila Leontina do Couto Barcia, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Yasmin de Miranda Sant’Ana Valle, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Vitor de Oliveira Bastos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Mariana Lopes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Quezia Falcão Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Laura Santos de Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

BARCIA, L. L. DO C. .; VALLE, Y. DE M. S. .; BASTOS, V. DE O. .; OLIVEIRA, M. L. DE .; SOARES, Q. F. .; CASTRO, L. S. DE . Liga acadêmica de oncologia e genética no campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras: uma estratégia de ensino-aprendizado-extensão. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-10 e040406, 6 maio 2024.