Extensão universitária pautando a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da formação em escrita e leitura no Sistema Braille

Autores

  • Ronaldo Rodrigues Moises Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil
  • Celi Correa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil
  • José Aparecido da Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil

Palavras-chave:

Extensão, Braille, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo, de caráter descritivo quali-quantitativo, tem como objetivo descrever as ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Formação Inicial e Continuada em Serviço/para o aprendizado dos processos de leitura e escrita, do Sistema Braille.” Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a descrição dos objetivos do projeto, seu desenvolvimento e análise exploratória da avaliação pelos cursistas com vistas a proceder com a apresentação dos resultados da referida ação. O projeto foi executado no ano de 2023, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária Campo Grande, por meio do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial Acessibilidade e Inclusão (LAPIS/UEMS). Teve como objetivo a oferta de elementos introdutórios para a compreensão da escrita utilizada por parcela da população cega e atendeu participantes de diferentes características sociais, sendo professores, familiares, pessoas cegas e estudantes da UEMS. Os inscritos participaram de encontros presenciais e virtuais com a participação de formadores de diferentes instituições colaboradoras. Ao término do curso foi sugerido que os estudantes respondessem a um questionário virtual com perguntas mistas, no intuito de identificar as contribuições da ação. Os resultados apresentados demonstraram que foi positiva a aprendizagem e a interação dentre os participantes, havendo, todavia, a necessidade de incursões maiores por meio da promoção de formações mais adensadas sobre o assunto, tendo sempre como interface a proposta de educação na perspectiva da inclusão, considerando a necessidade de reforçar o Sistema Braille e sua importância nesse processo.

Biografia do Autor

Ronaldo Rodrigues Moises, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP, Brasil.

Celi Correa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP, Brasil.

José Aparecido da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Campo Grande, MS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

RODRIGUES MOISES, R.; CORREA NERES, C.; DA COSTA, J. A. . Extensão universitária pautando a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da formação em escrita e leitura no Sistema Braille. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-10 e040409, 21 jun. 2024.