Cidadania Ativa
direitos das pessoas com deficiência em debate na extensão universitária
Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Extensão universitária, DireitosResumo
A produção deste trabalho é consequência de debates promovidos ao longo da ação extensionista “Cidadania Ativa: direitos das pessoas com deficiência em debate”, vinculada ao Programa de Extensão “Direito do Futuro”, em 2023. O presente artigo tem como cerne demonstrar a necessidade de se promover a inclusão e a igualdade de condições para aqueles que se encontram à margem da sociedade em virtude de serem conhecidos como “PcD”, estabelecendo o papel crucial da Universidade neste cenário. Nesse sentido, é objeto deste presente artigo a fundamental discussão a respeito das políticas de fomento à participação efetiva de todos em sociedade, tratando aqui, em especial, da pessoa com deficiência e de sua trajetória histórica e política e a correspondente proteção jurídica, ao longo dos últimos anos. Em paralelo, tem-se a apresentação das atividades proveitosas elaboradas durante o referido projeto, em que foram discutidas diversas temáticas relativas às pessoas com deficiências e a participação delas na sociedade. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa do tipo descritiva, por meio de análises de pesquisas, bem como de dados coletados dos encontros mensais do projeto, com a participação de ilustres convidados discutindo as temáticas, além da participação de toda a comunidade, não apenas a acadêmica, mas de todos os que se interessaram pelas discussões. Através dos encontros, que culminam em atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa e do ensino na Universidade, busca-se demonstrar a importância do fomento a tais atividades para a efetivação da inclusão e para o estímulo à implementação de uma cidadania plena às pessoas com deficiência.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002.
D’AQUINO, Lúcia Souza. Os Regimes De Capacidade De Fato: Desafios Do Novo Direito Das Pessoas Com Deficiência. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), [online], v. 5, n. 2, p. 771-792, 2017. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v5i2.137. Acesso em 14 de junho de 2024.
FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão. A proteção jurídica da pessoa com deficiência como uma questão de direitos humanos. In: FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão (coords.). Direito à diversidade. São Paulo: Atlas, 2015, p. 93-113.
FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão; NEWTON, Paulla Christianne da Costa (Coords.). Cidadania Plural e Diversidade: a construção do princípio fundamental da igualdade nas diferenças. São Paulo: Verbatim, 2012.
GALINDO, Bruno. O direito antidiscriminatório entre a forma e a substância: igualdade material e proteção de grupos vulneráveis pelo reconhecimento da diferença. In: FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão (coords.). Direito à diversidade. São Paulo: Atlas, 2015. p. 43-60.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa nacional de saúde: 2019: ciclos de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. 139p.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 1. Revista Nacional de Reabilitação, [S. l], n. 57, p. 8-16, jul./ago. 2007a. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/nada-sobre-n%C3%93s-sem-n%C3%93s1.pdf. Acesso em 6 de junho de 2024.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, [S. l.], n. 58, p. 20-30, set./out. 2007b. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/nada-sobre-n%C3%93s-sem-n%C3%93s2.pdf. Acesso em 6 de junho de 2024.
TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Tabulação especial solicitada e Repositório de dados eleitorais. Disponível em http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1/repositorio-de-dados-eleitorais. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.