Tecnologias digitais e deficiência visual
a formação de professores em foco
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Deficiência visual, Formação de professoresResumo
Como ações de extensão podem apoiar a formação continuada de professores de alunos com deficiência visual? Neste relato, trazemos a percepção dos participantes de um curso de extensão sobre tecnologias digitais acessíveis direcionado a profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência visual. O curso, oferecido na modalidade a distância, foi idealizado no período de implementação do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de covid-19 para atender à demanda de formação continuada na área da acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual. Utilizamos a análise temática para comparar o objetivo do curso, a expectativa dos participantes e a avaliação final dos concluintes como forma de compreender a contribuição dele para a formação continuada dos cursistas. Buscamos, ainda, verificar se o oferecimento do curso com e sem mediação pedagógica afeta o resultado da ação de extensão. Os resultados indicaram que as expectativas dos participantes estavam alinhadas com os objetivos do curso, que foram atingidos. Também foi possível concluir que o formato sem mediação pedagógica atendeu às necessidades de formação continuada de uma demanda que emergiu do ensino remoto emergencial.
Referências
BOF, Alvana Maria; MORAES, Gustavo Henrique. Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 7, 2022. Disponível em https://doi.org/10.24109/9786558010630.ceppe.v7.5586. Acesso em 25 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008a. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 2 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008b. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em 22 mar. 2024.
BRAUN, Virginia; CLARK, Victoria. Thematic analysis: A practical guide. Londres: Sage, 2022.
CAT - COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007. Disponível em https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reunião_do_Comite_de_Ajudas_Técnicas.pdf. Acesso em 13 abr. 2024.
DAL FORNO, Josiane Pozzatti; KNOLL, Graziela Frainer. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 178–194, 2014. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em 20 maio 2024.
DELLA LÍBERA, Bianca; NILANDER, Thalita; SILVA, Vanessa França da. Alunos com deficiência visual no ensino remoto emergencial: o que fazer? In: GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DEFICIÊNCIA VISUAL. O uso de tecnologias na educação não presencial de pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2024, p. 11-22.
GUIMARÃES, Vanda Cristina Araújo; OLIVEIRA, Ana Paula Lelis Rodrigues de. Os impactos da pandemia na utilização das TDICs nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, [S. l.], v. 13, n. 15, p. 164–172, 2024. DOI: 10.30612/eadtde.v13i15.18133. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18133. Acesso em 25 mar. 2024.
INEP. Censo Escolar 2023: Apresentação da Coletiva de Imprensa. 22 de fevereiro de 2023. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em 28 fev. 2024.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo Técnico - Versão Preliminar. Inep: Brasília, DF, 2024. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em 28 fev. 2024.
MALLMANN, Elena Maria; FERREIRA NOBRE, Ana Maria. Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. Apertura (Guadalajara, Jal.), Guadalajara, v. 9, n. 2, p. 24-41, 2017. Disponível em https://doi.org/10.32870/ap.v9n2.1126. Acesso em 20 maio 2024.
MORAIS, Sidclay Campos de; ARAÚJO, Yzila Liziane Farias Maia de; PAGAN, Alice Alexandre. Alfabetização científica no ensino de ciências: impactos da pandemia no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 19, n. 45, p. e24194506, 2024. DOI: 10.36556/eol.v19i45.1516. Disponível em https://educonline.openjournalsolutions.com.br/index.php/eduonline/article/view/1516. Acesso em 25 mar. 2024.
OLIVEIRA, Walter Pinto de; BITTENCOURT, Wanderley José Mantovani. A evasão na EaD: uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed. Educação Pública, v. 20, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-evasao-na-ead-uma-analise-sobre-os-dados-e-relatorios-ano-base-2017-apresentados-pelo-inep-uab-e-abed. Acesso em 20 maio 2024.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, v. 5, n. 2, p. 126–143, 2015. Disponível em https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.84. Acesso em 4 abr. 2024.
QUEIROZ, Michele de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; PAULA, Genegleisson Queiroz de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em 25 mar. 2024.
RODRIGUES, Maria Luiza Ledesma; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso. EaD em Foco, v. 12, n. 1, 2022. Disponível em https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644. Acesso em 20 maio 2024.
SANTOS, Joyce Miranda dos; SILVA, Edilson da; SILVA, Vanessa França da. Capacitação de alunos com deficiência visual no uso de tecnologias para o ensino remoto emergencial. In: GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DEFICIÊNCIA VISUAL. O uso de tecnologias na educação não presencial de pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2024, p. 23-37.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 26, p. 733-768, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155. Acesso em 4 abr. 2020.
SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves da. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 87-109, jul./dez. 2020. Disponível em https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60170. Acesso em 25 mar. 2024.
SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível em http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67. Acesso em 11 abr. 2024.