Identificação do transtorno do espectro do autismo para promover acessibilidade e inclusão na graduação

Autores

  • Caroline Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Transtorno do espectro do autismo, Acessibilidade, Avaliação na vida adulta

Resumo

Apresenta-se a ação de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Autismo (NEPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) da mesma universidade, para a avaliação de hipótese diagnóstica do transtorno do espectro do autismo (TEA) em alunos da graduação que demandam a investigação voluntária a fim de ter seus direitos de acessibilidade garantidos em seus respectivos cursos. A investigação objetiva proporcionar a acessibilidade àqueles que estão encontrando desafios por conta de suas singularidades relacionadas ao TEA para minimizar sofrimentos em ambientes de aprendizagem. A avaliação é realizada a partir dos instrumentos: Entrevista para Diagnóstico do Autismo (ADI-R), Observação para o Diagnóstico do Autismo (ADOS-2), Escala de Responsividade Social – 2 (SRS-2) e Escala de Traços Autísticos. A avaliação de hipótese diagnóstica de autismo junto ao público de alunos do ensino superior na UFF favorece a acessibilidade, pois respalda a SAI para a implementações de ações a fim de prover melhor qualidade de vida ao aluno em sala de aula, que necessariamente se beneficiará de um ambiente harmônico, sobretudo quando há cooperação entre a equipe docente e o núcleo de acessibilidade.

Biografia do Autor

Caroline Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Mestra em Psicologia pela UFF

Referências

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. DE. Identificação do transtorno do espectro do autismo para promover acessibilidade e inclusão na graduação. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-8 e040412, 3 jul. 2024.