Giras Fabulosas

podcasts com acessibilidade na universidade

Autores

  • Giovanna Marafon Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Letícia Oliveira Tomé Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Duque de Caxias, RJ, Brasil
  • Nathália Maria de Souza Borba Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Duque de Caxias, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Podcasts, Acessibilidade, Tecnologias sociais, Extensão universitária

Resumo

Este texto é um relato de experiência do projeto de extensão universitária Giras Fabulosas, desenvolvido desde 2022 em um campus de uma faculdade de educação pública, localizada na Baixada Fluminense. Desde a sua concepção, o projeto visa a produzir mídias sonoras inclusivas, por meio de podcasts gravados na rádio universitária e difundidos por plataformas on-line de streaming, com um ativismo em prol da visibilidade e do reconhecimento da deficiência. São produzidas narrativas sonoras, com protagonismo discente, direcionadas a partilhar pesquisas elaboradas na graduação e na pós-graduação de forma acessível e para um público diverso, da universidade e/ou da comunidade externa. Perseguimos a interrogação: é possível criar mídias sonoras com acessibilidade? A partir disso, levamos o estudo de podcasts e acessibilidade do projeto de extensão a uma disciplina obrigatória da graduação em pedagogia, integrando extensão e ensino. Ouvimos e estudamos podcasts produzidos por pessoas com deficiência no Brasil e incorporamos o pensar/fazer na extensão com recursos de acessibilidade, tais como: descrever as participantes, descrever as imagens feitas para divulgação nas redes sociais do projeto e transcrever na íntegra os episódios. Esses movimentos contribuíram para a formação docente inicial com novas tecnologias, como as mídias sonoras, desenvolvendo-as como tecnologias sociais, com planejamento, práticas de estudo, escrita e comunicação, engajamento político, valorização da deficiência e da acessibilidade na universidade.

Biografia do Autor

Giovanna Marafon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.
Pós-doutorado com bolsa Capes PrInt UERJ (2023-2024), no Programa de Gênero e Sexualidades, da University of San Francisco – São Francisco, Califórnia, Estados Unidos.

Letícia Oliveira Tomé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Duque de Caxias, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da UERJ.
Voluntária no projeto Giras Fabulosas.

Nathália Maria de Souza Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Duque de Caxias, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da UERJ.
Bolsista no projeto Giras Fabulosas.

Referências

ARRUDA, Rogério P., SODRÉ, Elaine L. V., & CARDOSO FILHO, Advaldo A. O projeto de extensão “vozes da história” se reinventa com o podcast “vozes na pandemia”. Expressa Extensão,[S. l.],v. 26, n. 1, p. 559-573, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/19641. Acesso em 3 de julho de 2024.

CONSTANTINO, Carolini et al (Orgs.). Guia Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. Coletivo Feminista Hellen Keller: Brasil, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sS_5cg5sL0ONs2qtDIk4v8sNgCcUprg7/view. Acesso em 3 de julho de 2024.

DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahi G. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: Estudos da deficiência:anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020, p. 17-35.

LIMA, Claudia C.; ALVAREZ, Sonia. A circulação das teorias feministas e os desafios da tradução. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, Edição Especial 20 anos, v. 21, n. 2, agosto de 2013.

LUIZ, Karla G. Deficiência pela perspectiva dos direitos humanos. In:

CONSTANTINO, Carolini et al (Orgs.). Guia Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. Coletivo Feminista Hellen Keller: Brasil, 2020, p. 18-27. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sS_5cg5sL0ONs2qtDIk4v8sNgCcUprg7/view. Acesso em 3 de julho de 2024.

MEINERZ, Nádia; BLOCK, Pamela. Retratos defiças: arte e ativismo deficentrados. Revista Mundaú, [S. l.], n. 13, p. 12-25, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistamundau/article/view/16244. Acesso em 3 de julho de 2024.

MELLO, Anahi G. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas. (Orgs.). Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2019, v. 1, p. 125-142.

MONTEIRO, Felipe. Audiodescrição como recurso pedagógico para o desenvolvimento da musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino.2022. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.

MOREIRA, Tatiana O. A História de Ayana. Rio de Janeiro: Telha, 2021.

PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Podcast e Acessibilidade: apontamentos teóricos e metodológicos. Geminis, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 45-66, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/570. Acesso em 3 de julho de 2024.

SCHEWE, Lelia. “As deusas nos protejam dessas novas cruzadas”: Anahí Guedes de Mello, anticapacitismo feminista desde el Sur global. Nómadas, [S. l.], n. 52, p. 215–226, 2020.

VERGUEIRO, Viviane. Por Inflexões Decoloniais de Corpos e Identidades de Gênero Inconformes: Uma Análise Autoetnográfica da Cisgeneridade como Normatividade. 2015. 244f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19685. Acesso em 3 de julho de 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

MARAFON, G.; TOMÉ, L. O. .; BORBA, N. M. DE S. . Giras Fabulosas: podcasts com acessibilidade na universidade. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-11 e040421, 20 ago. 2024.