Rotulagem nutricional como recurso educacional em um projeto extensionista no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Sabrina da Silva Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Amanda Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ângelo da Cunha Caetano Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Anna Beatriz Pereira de Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ingrid Alcideia Noronha dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica, RJ, Brasil
  • Leiane Moreira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Julia de Mello Martins UERJ
  • Vitória Ferreira Guarabira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Anna Catharina Guimarães Pedreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palabras clave:

Saúde coletiva, Promoção da saúde, Estratégias pedagógicas, Autonomia alimentar

Resumen

O aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em distintas faixas etárias tem impactado negativamente a saúde pública mundial. Sabe-se que existe uma correlação direta entre o nível de escolaridade e a preva-lência de tais doenças, tornando essencial o desenvolvimento de atividades de extensão unindo os saberes acadêmicos e populares em ações práticas com papel transformador para a sociedade. O projeto de extensão Segurança Alimentar em Práticas Educativas, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como objetivo promover a conscientização e a sensibilização sobre o impacto das escolhas alimentares no desenvolvimento de DCNT, estimulando a educação sobre hábitos que previnem essas condições. A rotulagem nutricional é uma ferramenta crucial nesse contexto, pois fornece informações claras e acessíveis que ajudam a população a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Entretanto, sabemos que a compreensão dos rótulos nutricionais pelo público em geral pode apresentar dificuldades devido à estrutura técnica desta ferramenta. Para garantir a efetividade das estratégias pedagógicas utilizadas, foram consideradas as particularidades de cada faixa etária e, assim, técnicas baseadas em teatro de fantoches foram utilizadas para Educação Infantil, enquanto jogos lúdicos foram utilizados para Ensino Fundamental e, para adultos, foram priorizadas abordagens participativas e dialogadas, privilegiando atividades que estimulassem uma ressignificação das ações potenciais para promover autonomia, no panorama da saúde pública, incentivando um bem-estar mais abrangente. As atividades realizadas atenderam mais mil crianças em 2023, trabalhando de forma lúdica as informações nutricio-nais contidas nos alimentos cotidianos e desvendando informações para o desenvolvimento de condições de promoção à saúde. Mudanças sutis foram observadas no comportamento infantil sendo informado através de relatos espontâneos dos responsáveis, assim como a inclusão do tema alimentação em diversas disciplinas da matriz curricular. O material educativo apresentado combinou aprendizado prático dos graduandos com o fortalecimento dos saberes acadêmicos e comunitários, viabilizando uma interação transformadora a todos os envolvidos.

Biografía del autor/a

  • Sabrina da Silva Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica, RJ, Brasil.

  • Amanda Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Ângelo da Cunha Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Anna Beatriz Pereira de Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Ingrid Alcideia Noronha dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica, RJ, Brasil

    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Leiane Moreira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Julia de Mello Martins, UERJ

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Vitória Ferreira Guarabira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

  • Anna Catharina Guimarães Pedreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Graduando(a) em Farmácia pela UERJ.

Referencias

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 27 dez. 2024.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa nº 75, de 4 de setembro de 2020. Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados. 2020a Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-in-n-75-de-8-de-outubro-de-2020-282071143#:~:text=Estabelece%20os%20requisitos%20t%C3%A9cnicos%20para,de%201999%2C%20e%20ao%20art. Acesso em: 27 dez. 2024.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. 2020b. Disponível em: https://anvisalegis.datalegis.net/action/ActionDatalegis.php?acao=abrirTextoAto&tipo=RDC&numeroAto=00000429&seqAto=000&valorAno=2020&orgao=RDC/DC/ANVISA/MS&codTipo=&desItem=&desItemFim=&cod_menu=1696&cod_modulo=134&pesquisa=true. Acesso em: 27 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. 2020c. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2020/resolucao-no-6-de-08-de-maio-de-2020/view. Acesso em: 27 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2023: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/vigitel/vigitel-brasil-2023-vigilancia-de-fatores-de-risco-e-protecao-para-doencas-cronicas-por-inquerito-telefonico/view. Acesso em: 27 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE-CES 576-2023. Revisão da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2023b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=251351-pces576-23&category_slug=agosto-2023-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 dez. 2024.

CFN. Conselho Federal de Farmácia. Resolução n. 585 de 29 de agosto de 2013. Ementa: Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf. Acesso em: 27 dez. 2024.

DEPIANTI, Jéssica Renata Bastos et al. Experiências Extensionistas do brincar junto à acadêmicas de enfermagem, família e criança no hospital. Revista de Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 97, ed. esp, e023086, 2023. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.(esp)-art.1782. Acesso em: 28 ago. 2024.

PAHO. Pan American Health Organization. Leading causes of death and disease burden in the Americas: Noncommunicable diseases and external causes. Washington, D.C.: PAHO, 2024. DOI: https://doi.org/10.37774/9789275128626. Acesso em: 28 ago. 2024.

RACHE, Beatriz et al. Doenças Crônicas e seus fatores de risco e proteção: Tendências Recentes no Vigitel. Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. Nota técnica n. 25, IEPS: São Paulo, p. 1-8, jan. 2022. Disponivel em: https://ieps.org.br/wp-content/uploads/2022/01/IEPS_NT25.pdf. Acesso em: 5 set. 2024.

RIBEIRO, Luisa Colares et al. A influência da extensão universitária na criação de habilidade e competências durante a graduação. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 231-240, jan.-jun. 2022.

RIO DE JANEIRO. Lei nº 7.987, de 11 de julho de 2023. Legislação Ordinária – Institui ações de combate à obesidade infantil. Diário Oficial do Rio de Janeiro, RJ, 12 jul. 2023. Disponível em: https://aplicnt.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/7cb7d306c2b748cb0325796000610ad8/9c16558886a2a7f5032589e9004e4e25?OpenDocument#FINAL. Acesso em: 27 dez. 2024.

SANTANA, Regis Rodrigues et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção a Saúde. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e98702, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623698702. Acesso em:28 ago. 2024.

TEIXEIRA, Laura et al. A influência das mídias digitais no comportamento alimentar de universitários da área de humanas. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, [S. l.], v.18, n. 113, p. 422-433, 2024. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2416. Acesso em: 10 jan. 2024.

VINCHA Kellen Regina Rosendo et al. Identificando elementos de empoderamento e autonomia nas escolhas alimentares em grupos de Educação Alimentar Nutricional: Uma pesquisa qualitativa. Demetra – Alimentação, Nutrição e Saúde, [S. l.], v. 16, e49454, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.49454. Acesso em: 27 dez. 2024.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Rotulagem nutricional como recurso educacional em um projeto extensionista no Rio de Janeiro. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1–12 e040522, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64610. Acesso em: 5 dec. 2025.