Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia
experiências e reflexos na formação e na comunidade
Palavras-chave:
Liga acadêmica, Extensão universitária, Estomaterapia, Formação profissional, Educação para a saúdeResumo
A Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAENFE), sendo um projeto de extensão universitária, promove uma dimensão constitutiva essencial para a formação dos discentes. Por meio dela é possível fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão, compartilhando conhecimentos e saberes sobre a estomaterapia entre estudantes, professores, profissionais e a comunidade. Objetivo: descrever a experiência de atuação de uma liga acadêmica de enfermagem em estomaterapia dentro da tríade ensino, pesquisa e extensão. Método: trata-se de relato de experiência descritivo sobre a criação, implantação e consolidação da liga, assim como sobre as principais atividades realizadas entre 2019 e 2024 e seus reflexos para os discentes, profissionais e comunidade. Resultados: a liga foi fundada em 2019 por estudantes de enfermagem, movidos por um forte interesse na área de estomaterapia e com o apoio de uma professora estomaterapeuta. A LAENFE estruturou seu estatuto, organizou uma diretoria e, mesmo durante a pandemia, manteve suas atividades remotamente. Em 2023, a liga retomou suas atividades presenciais, expandiu sua diretoria e recebeu credenciamento pela Associação Brasileira de Estomaterapia. Os processos seletivos são semestrais, abertos a estudantes de outras universidades, e as atividades são desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, discussão de artigos científicos, jornadas acadêmicas e ações extensionistas, como a participação em exposições de saúde e projetos comunitários. Além disso, a liga utiliza ativamente o Instagram para disseminar conhecimento científico, fortalecendo a conexão entre a universidade e a comunidade. Conclusão: a LAENFE desempenha papel decisivo na formação dos discentes, proporcionando aprendizado teórico e prático em estomaterapia. Articula de forma eficaz o tripé ensino, pesquisa e extensão, promovendo a aplicação prática do conhecimento teórico em ações comunitárias. As atividades extensionistas realizadas são essenciais para compartilhar conhecimentos com profissionais de saúde e a comunidade, garantindo a implementação de cuidados baseados em evidências e a promoção da educação continuada na enfermagem.
Referências
BARCIA, Leila Leontina do Couto et al. Liga Acadêmica de Oncologia e Genética no campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras: uma estratégia de ensino-aprendizado-extensão. UFF & Sociedade, Niterói. v. 4, n. 4, e040406, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61092/36608. Acesso em: 14 ago. 2024.
CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 197-204, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081. Acesso em: 14 ago.2024.
COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN n° 581 de 2018. Atualiza, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para Registro de Títulos de Pós - Graduação Lato e Stricto Sensu concedido a Enfermeiros e aprova a lista das especialidades. 2018. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-581-2018/. Acesso em: 14 ago. 2024.
COSTA, Carmelita Pinto Maia da; SQUARCINA, Daniela Fernandes; PAULA, Maria Angela Boccara de. O especialista em Estomaterapia. In: PAULA, Maria Angela Boccara de; PAULA, Pedro Roberto de; CESARETTI, Isabel Umbelina Ribeiro (Orgs.). Estomaterapia em foco e o cuidado especializado. São Caetano do Sul: Yendis, 2014, p. 1-12.
FRANÇA, Franciele Coutinho et al. Percepção dos acadêmicos de saúde sobre atividades de extensão. Espaço para a Saúde, Curitiba, v. 22, 22:e773 2021. DOI: 10.22421/1517-7130/es.2021v22.e773. Acesso em: 21 nov. 2024.
POSSER, Juliana; PEDROSO, Débora. Ensino, Pesquisa e Extensão: a Educação em Saúde como ferramenta para prevenção de parasitoses. Cataventos, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 74-89, 2016. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/cataventos/article/view/98/37. Acesso em: 21 nov. 2024.