Encontros sobre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas em/na rede

dispositivos de interação on-line e formação em saúde do trabalhador

Autores

  • Amanda Ornela Hyppolito Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Mary Yale Neves Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Juliana Ribeiro Velasco Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Beatriz Fraga de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Maria Clara Muniz de Brito Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Clara Perez da Cruz Ulhoa Tenorio Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Guilherme Augusto F. de Melo dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Sandy Rodrigues da Silva Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Escola pública, Site e mídias sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de ações realizadas em ambiente virtual e desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Encontros sobre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas”, enquanto desdobramento de um projeto integrado de pesquisas, durante o período de distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19. As ações foram materializadas nos seguintes ambientes digitais: site, Instagram e Facebook, interfaces on-line que tinham por objetivo atuar como ambientes de troca de experiências e formação acerca das relações entre o trabalho e a saúde de trabalhadoras e trabalhadores, com o potencial de vir a constituir uma “Comunidade Ampliada de Pesquisa-Intervenção” (CAPI) em rede. Adotou-se como referenciais teóricos as contribuições de Canguilhem e das Clínicas do Trabalho. Nesse sentido, foram estabelecidos espaços de comunicação e interação, voltados à disseminação de informações e à criação de ambientes virtuais de formação e promoção da saúde, com o intuito de fomentar uma rede, denominada “Trabalhar na escola”, que envolveria acadêmicos, trabalhadores(as) e movimentos sociais. Algumas iniciativas on-line foram realizadas e ambiências criadas na busca de produzir conteúdo e estabelecer trocas que estimulassem o desenvolvimento da capacidade de compreender↔transformar as relações entre o trabalho e os processos de saúde-doença de trabalhadores(as) da educação. Concluiu-se que, apesar das limitações impostas pelo período, tanto o site quanto as redes sociais mencionadas favoreceram a troca de experiências e a interação dialógica, revelando-se como iniciativas promissoras para a promoção da saúde.

Biografia do Autor

  • Amanda Ornela Hyppolito, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Mary Yale Neves, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Juliana Ribeiro Velasco Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda(o) em Psicologia pela UFF.

  • Beatriz Fraga de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda(o) em Psicologia pela UFF.

  • Maria Clara Muniz de Brito, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda(o) em Psicologia pela UFF.

  • Clara Perez da Cruz Ulhoa Tenorio, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda em Enfermagem pela UFF.

  • Guilherme Augusto F. de Melo dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda(o) em Psicologia pela UFF.

  • Sandy Rodrigues da Silva Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda(o) em Psicologia pela UFF.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Encontros sobre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas em/na rede : dispositivos de interação on-line e formação em saúde do trabalhador . UFF & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1–13 e040524, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64656. Acesso em: 20 ago. 2025.